ZEE
Augustinópolis e mais oito municípios do Tocantins vão participar das Consultas Públicas para a produção do Plano Estadual de Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado. A primeira cidade a receber o corpo técnico multidisciplinar da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) e de outros órgãos que fazem parte da comissão será Lagoa da Confusão. A reunião ocorrerá no dia 5 de julho no Centro Cultural Leda Bernadon, a partir das 13 horas.
As consultas seguem até o dia 2 de agosto, quando ocorrerá o último encontro em Palmas. Após contribuições da sociedade, um documento será encaminhado para votação na Assembleia Legislativa e embasará o projeto de lei do Plano Estadual de Zoneamento Ecológico-Econômico.
O documento vai apontar áreas que ainda podem crescer, suas potencialidades e para que tipo de desenvolvimento econômico devem se voltar. O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) determinará ainda investimentos para áreas degradadas, em especial em áreas de mananciais e próximo dos grandes reservatórios. Como funcionam e se dividem os blocos de geração de emprego e renda, atividades que promovem a economia, entre outros.
“Quando aprovado, o ZEE será o grande orientador do planejamento e da gestão do território, permitindo que o Tocantins cresça e se desenvolva de forma mais dinâmica, ordenada e sustentável”, destacou o responsável técnico pelo ZEE na Seplan, Rodrigo Sabino.
Zoneamento Ecológico-Econômico
O Zoneamento Ecológico-Econômico é um instrumento legal que promove o desenvolvimento sustentável de um determinado território, a partir da compatibilização de suas características ambientais e socioeconômicas, considerando potencialidades e vulnerabilidades da região.
Consultas Públicas
No mês de julho, oito municípios receberão as consultas públicas: Lagoa da Confusão no dia 5; Augustinópolis, dia 10; Araguaína, 12; Colinas do Tocantins, dia 17; Pedro Afonso, 19; Gurupi, 24; Dianópolis, dia 26; e Novo Acordo no dia 31. Já na capital, Palmas, a consulta pública ocorre no dia 2 de agosto.