Facebook
30/05/2017 - 16h52m

PREVENÇÃO

AUGUSTINÓPOLIS: Sesau realiza treinamento sobre hanseníase

Redação

Com o objetivo de desenvolver e implementar estratégias para o controle da hanseníase, no Estado,organizando o serviço a nível municipal, a Secretaria de Estado da Saúde, através da Superintendência de Vigilância, Promoção e Prevenção à Saúde realiza de 30 de maio a 1º de junho deste ano, um treinamento em serviço nas ações de controle da doença. A capacitação será realizada na Secretaria Municipal de Saúde domunicípio de Augustinópolis, e está direcionada aos profissionais da Atenção Primária da Região de Saúde do Bico do Papagaio, que atendem usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Tocantins é o estado brasileiro com maior número de casos novos de hanseníase notificados em todo país com um coeficiente de detecção geral de 94,10 casos para cada 100 mil habitantes, indicadores considerados hiperendêmicos, segundo os parâmetros do Ministério da Saúde.

De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), só neste ano foram diagnosticados 359 casos novos de hanseníase no Tocantins, sendo que 23 casos são em pacientes com menos de 15 anos de idade. Na Região de Saúde Bico do Papagaio foram diagnosticados 24 casos.

Em busca de reduzir estes indicadores, a Secretaria tem trabalhado junto aos municípios, para capacitar os agentes que trabalham diretamente junto à população. “Os profissionais de saúde que se encontram engajados no atendimento ao paciente com hanseníase, devem estar preparados e atualizados tecnicamente para realizar o diagnóstico e tratamento precoces, evitando deformidades decorrentes do processo saúde-doença”, destacou a técnica da Área de Assessoramento da Hanseníase, Liz Freire Cavalcante.

Ainda segundo Liz, “cabe a estes profissionais, sobretudo os que atuam nessa região, exercerpapel preponderante no controle e na eliminação deste agravo, o que justifica a necessidade de treinar/capacitar, bem como mantê-los atualizados sobre os protocolos utilizados pelo Ministério da Saúde, relacionados a hanseníase”, enfatizou.

A hanseníase

Persistindo ainda como um problema de saúde púbica no Brasil, a hanseníase é uma doença crônica granulomatosa, de notificação compulsória e investigação obrigatória, causada pelo Mycobacterium leprae (bacilo de Hansen), que acomete a pele e os nervos periféricos, podendo causar incapacidades físicas e deformidades.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS