Facebook
29/06/2023 - 15h30m

JOSIMARIA BARBOSA

AUGUSTINÓPOLIS: Acadêmica que viajava 60 km para estudar é aprovada em exame de suficiência antes de concluir graduação

Por Bico 24 Horas

Josimaria Barbosa Vieira cursa o 7º período de Ciências Contábeis, penúltimo do curso de graduação.

A acadêmica Josimaria no dia da aplicação da prova em Araguaína (Foto: Acervo Pessoal)

Durante parte da sua graduação, Josimaria Barbosa Vieira, de 28 anos, viajou diariamente 60 quilômetros para estudar. A aluna cursa Ciências Contábeis na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis, distante 30 quilômetros do Povoado Cacheado, no território de Sampaio, onde mora com os pais, os irmãos e o avô.

Nesta segunda-feira, 26, o Diário Oficial da União trouxe seu nome em destaque. Ela foi aprovada no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), prova obrigatória para exercer a profissão no Brasil. “Minha ficha só caiu a partir daí. Dia 5, quando saiu a lista preliminar, eu gritei, chorei e fiquei muito feliz, mas só consegui acreditar mesmo quando vi no Diário”, contou.

A rotina de estudos é conciliada com uma carga horária de trabalho de oito horas diárias e o resultado veio ainda no 7º período da graduação, integralização mínima exigida pelo Conselho para participação na avaliação. O resultado é ainda mais positivo para ela quando recorda que ingressou na Universidade em 2020, dias antes do isolamento social. “Só tive um mês de aula. Nem acreditei. Eu já tinha desistido de um curso superior por ser on-line e também pensei em desistir desse, mas Contabilidade era um sonho desde a minha adolescência, então resolvi insistir e me adequar ao EaD”, confessou Josimaria.

Escolha de carreira

A escolha por Ciências Contábeis ocorreu ainda no 9º ano do Ensino Fundamental, quando a aprovada teve o primeiro contato com a área de estudo. “Eu tinha um amigo mais velho e que me falou do curso de Ciências Contábeis. Sempre gostei de números. Pesquisei sobre a profissão e me apaixonei. Desde então eu já sabia que queria ser contadora”, compartilhou a acadêmica que pesquisa sobre a presença feminina no mundo contábil.

Meu objetivo é contribuir com a contabilidade, fazer a diferença em uma área que por muito tempo foi vista como uma profissão para homens. Como mulher contadora, estudo esse espaço e quero ver na prática a ocupação das mulheres na Contabilidade”, destacou.

Cursinho CFC

Josimaria foi uma das alunas do projeto de extensão Cursinho Preparatório CFC Unitins, que ofertou gratuitamente aulas e monitorias voltadas especificamente para o Exame. Também foi por meio do cursinho que o transporte dos estudantes foi viabilizado no dia da prova, com aplicação em Araguaína.

Desde dezembro de 2022 eu sabia que poderia fazer a prova neste semestre, então imprimi algumas provas e fui estudando pontualmente até o professor lançar o edital do Cursinho CFC. Me inscrevi e acompanhei as aulas”, contou a acadêmica.

O coordenador do Cursinho CFC Unitins, professor Valdenês Pacheco, pontuou que “ver a aprovação de alunos como a Josy nos dá felicidade e sentimento de dever cumprido. Mesmo sendo uma aluna do 7º período, ela conseguiu êxito na aprovação por meio de dedicação, esforço e foco. Essa aprovação, como várias outras, demonstra que o amparo da Universidade como estrutura motivadora transforma sonhos em realidade”.

Com parte do trajeto concluído, agora, Josimaria vai se dedicar à última etapa que a separa do diploma: o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que vai abordar “A atuação da mulher contadora no município de Augustinópolis: desafios e oportunidades”.

Volto para o próximo semestre aliviada, porque agora toda a tensão relacionada ao exame de suficiência passou. Antes eu ficava pensando: e se eu passar no TCC, mas não passar na prova do CFC? Mas agora, mais do que nunca, vou me empenhar na minha pesquisa, na sua defesa. Tudo será bem mais tranquilo. Agradeço a Deus, à Universidade, aos meus professores que foram fundamentais para essa vitória”.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis, Ana Paula Monteiro, parabenizou a acadêmica. “Sinto muito orgulho de você, Josy. Tenho certeza que será uma excelente profissional. Nos orgulha muito saber que a Unitins faz parte da sua trajetória”, comemorou.

Acadêmica se destaca na graduação pela participação em projetos e eventos (Foto: Acervo Pessoal)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS