Facebook
29/09/2023 - 16h15m

UNITINS

AUGUSTINÓPOLIS: Acadêmicas de Enfermagem e Medicina apresentam trabalhos em congresso nacional de medicina tropical

Por Bico 24 Horas

Cianny Ximenes e Rebecca Prates participaram do MedTrop – 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, em Salvador/BA.

As acadêmica da Unitins de Augustinópolis, Rebecca Prates e Cianny Ximenes durante MedTrop 2023 (Foto: Arquivo Pessoal)

Sete trabalhos científicos desenvolvidos pelas acadêmicas Cianny Ximenes e Rebecca Prates, dos cursos de Enfermagem e Medicina, respectivamente, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis foram apresentados durante o MedTrop – 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, entre os dias 10 e 13 de setembro, em Salvador/BA.

As pesquisadoras contaram com a colaboração da Unitins, que viabilizou a participação das acadêmicas. Neste ano, o evento abordou o tema “Desafios para Medicina Tropical no Século XXI: Como enfrenta-los”. A acadêmica Rebecca Prates apresentou a pesquisa “A diversidade de bactérias de interesse médico nas superfícies de ambiente hospitalar: uma metanálise”, desenvolvido em parceria com o pesquisador Adolfo Melo da Silva.

Cianny Ximenes apresentou seis trabalhos acadêmicos desenvolvidos em parceria com professores e acadêmicos da Unitins – Câmpus Augustinópolis, são eles: “Análise dos casos notificados de febre chikungunya no Estado do Tocantins entre os anos de 2016 a maio de 2023”, “Análise epidemiológica de casos notificados de sífilis adquirida quanto a faixa etária no Estado do Tocantins”, Evolução dos indicadores epidemiológicos de Hanseníase no Tocantins em um recorte temporal de 10 anos”, “Formas clínicas de hanseníase no Estado do Tocantins entre os anos 2014 a maio de 2023”, Grau de incapacidade de hanseníase em casos notificados da doença entre os anos de 2016 a maio de 2023” e “Incidência de dengue na microrregião de saúde do Bico do Papagaio – Tocantins, Brasil”.

Experenciar o evento é imergir no universo das mais comuns doenças negligenciadas, as quais nos deparamos diariamente na realidade dos postinhos de saúde. Esquistossomose, leishmaniose, doença de Chagas, sífilis, micoses e as mais variadas arboviroses, como dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Além disso, pudemos ter acesso a grandes nomes da vigilância em saúde, que nos permitiu ter um panorama de como está a situação brasileira em relação a essas doenças e como são realizadas as estratégias de rastreio e resolução de problemas”, comentou Rebecca.

Para a acadêmica Cianny Ximenes, “esses congressos sempre colaboram para a expansão da minha experiência, não apenas voltada para a iniciação científica, mas também voltada para o mercado de trabalho. Pude trocar experiências com profissionais de saúde, enfermeiros que trabalham com epidemiologia, que trabalham na área de Medicina Tropical, em laboratório de referência. A Unitins me proporcionou toda essa experiência, me oferecendo a possibilidade de enxergar o quanto a área da saúde, em especial a Enfermagem, é ampla”, mencionou.

A coordenadora do curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis, a médica Hellen Dayanny Pinheiro, destacou que “a presença dos nossos estudantes em congressos e outras conferências é de suma importância para a preparação do profissional do futuro, pois permite a fusão dos conhecimentos adquiridos nas matérias já estudadas com as informações atualizadas obtidas nestes eventos, além de servir como uma oportunidade para a construção de uma rede de contatos”, observou.

Acadêmica Cianny Ximenes durante a apresentação de um dos trabalhos levados para o congresso (Foto: Arquivo Pessoal)

Acadêmica Rebecca Prates durante o 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Foto: Arquivo Pessoal)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS