Facebook
19/04/2023 - 09h43m

COM MAIS DE 200 ADOLESCENTES

AUGUSTINÓPOLIS: Acadêmicas de Medicina promovem atividade sobre distúrbios de imagem e bullying

Por Bico 24 Horas

A atividade faz parte da prática de Medicina da Família e Comunidade.

Programação alcançou mais de 200 adolescentes da unidade escolar (Foto: Acervo Pessoal)

Mais de 200 adolescentes da Escola Estadual Santa Genoveva, em Augustinópolis, foram alcançados por uma palestra promovida por quatro acadêmicas do curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), nesta segunda-feira, 17. O público-alvo foi formado por estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e o objetivo da iniciativa foi conscientizá-los sobre distúrbios de imagem e bullying.

Durante a palestra, foram abordados temas como autoestima, aceitação do próprio corpo e respeito às diferenças, explicando, ainda, os tipos de distúrbios de imagem mais comuns: dismorfia corporal, anorexia, bulimia, ortorexia e vigorexia. Cada um desses transtornos possui características específicas, mas todos têm em comum a preocupação excessiva com a aparência e o corpo, que pode levar a comportamentos perigosos e prejudicar a saúde física e mental dos jovens.

O bullying é uma forma de violência que pode afetar profundamente a vida dos adolescentes, muitas vezes levando a problemas de saúde mental, como a depressão e a ansiedade. Já os distúrbios de imagem podem causar insegurança e baixa autoestima, levando a comportamentos alimentares prejudiciais à saúde, como a anorexia e a bulimia.

Foi uma palestra muito boa”, disse um dos alunos. Outra aluna da escola que participou da programação destacou que espera “que os alunos possam melhorar em relação ao bullying” e outras questões.

Acadêmicas, preceptora Byanca Bispo e representantes da unidade escolar (Foto: Acervo Pessoal)

Ao promover a conscientização sobre esses temas, os acadêmicos buscaram ajudar os adolescentes a entenderem a importância de valorizar a própria aparência e respeitar as diferenças de cada indivíduo. Com essa iniciativa, esperam contribuir para a construção de um ambiente escolar mais saudável e seguro.

Vejo essas ações extensionistas como um ponto muito positivo para nossa formação acadêmica, porque o curso de Medicina vai muito além do ensino, tem a prática da pesquisa e da extensão. Quando a gente faz esse tipo de ação dentro de uma escola, a gente tem a oportunidade de compartilhar conhecimentos com a comunidade”, opinou a acadêmica Ana Porto, do 3º período.

A atividade faz parte da prática de Medicina da Família e Comunidade, realizada pelas acadêmicas na Unidade Básica de Saúde Boa Vista sob supervisão da médica e preceptora do curso de Medicina, Byanca Bispo.

Vimos a importância de abordar o assunto com as crianças e adolescentes na escola, uma vez que, o local onde o bullying mais acontece é no âmbito escolar. Para todos, professores, acadêmicas, e alunos da escola foi de extrema importância relembrar o assunto e suas possíveis consequências, para que todos nos tornemos mais atentos para ajudar, prevenir e intervir, quando necessário”, lembrou a preceptora e médica.

Acadêmicas de medicina da Unitins durante palestra para adolescentes da Escola Estadual Santa Genoveva (Foto: Acervo Pessoal)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS