CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Evento foi realizado pelo Sebrae Tocantins em parceria com o IFTO.
Um grupo de 16 acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis participou do II Seminário de Empreendedorismo Rural na última sexta-feira, 2, no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Araguatins. Os estudantes estão cursando a disciplina extensionista de Contabilidade Rural, ministrada pela professora Raquel Batista.
“Esse evento vem agregar conhecimento para mim e para meus colegas que puderam vir, referente a nossa disciplina de Contabilidade Rural. Com uma palestra dessas, a gente pode ter acesso a como funciona o empreendedorismo rural, a rotina do produtor rural, sua produção na realidade para, a partir disso, fazer uma boa gestão dos dados que ele pode nos fornecer para fazer um bom trabalho como contadores posteriormente”, explicou a acadêmica Tatiane dos Santos Barroso, do 5º período de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis.
O evento foi realizado pelo Sebrae Tocantins em parceria com o IFTO e reuniu produtores rurais da região, profissionais ligados ao agrogegócio e estudantes de nível técnico e superior da área. A iniciativa busca aproximar mercado, produtores e estudiosos para o desenvolvimento do agronegócio na região do Bico do Papagaio.
Uma das palestras foi ministrada pelo coordenador de agricultura do Sebrae Tocantins, José Daniel Tavares. “Esse tipo de evento desperta nos estudantes a importância de entenderem como funciona o agronegócio não só na região dele, mas no Estado como um todo. Até mesmo porque eles estão saindo para o mercado de trabalho e precisam identificar quais são as principais regiões produtoras do estado, quais são as cadeias que a gente tem e dentro de tudo isso buscar uma especialização para que possam estar atuando dentro dessas cadeias produtivas”, observou.
A participação do grupo foi supervisionada pela professora Raquel Bastista, professora que ministra a disciplina extensionista de Contabilidade Rural. “Enquanto futuros contadores que querem ingressar no mundo o agronegócio, é importante que eles participem desses eventos, pois aqui estão os produtores que futuramente eles podem atender. Nesse espaço eles conseguem ver o mercado rural que existe na região, bem como saber no que os produtores rurais estão investindo”, explicou a docente.
Para a coordenadora de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis, Ana Paula Monteiro, essa é uma oportunidade de complemento da formação. “Mais do que fornecer um diploma de ensino superior, nós, enquanto Universidade, queremos promover uma formação completa, que se baseie na realidade da região em que esses acadêmicos estão inseridos”.