UNITINS
Atividade abordou a importância da educação financeira com alunos do 9º ano.
Acadêmicos do 4º período de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – Câmpus Augustinópolis ministraram uma palestra, nesta terça-feira, 19, para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Arte de Crescer, em Araguatins. Grupo abordou “A importância da educação financeira na vida dos estudantes e da sociedade”.
A ação faz parte da disciplina extensionista Empreendedorismo e Inovação, ministrada pela professora Rafaela Brito. Durante a programação, de modo interativo, os participantes puderam compreender a importância da educação financeira, bem como, reconhecer que podem evitar gastos desnecessários, adquirindo noções de responsabilidade financeira, empreendedorismo, planejamento e até mesmo noções de investimentos.
“Escolhemos abordar esse assunto porque é um tema de suma importância para o desenvolvimento do país e para o aumento da qualidade de vida da população, visto que grande parte da população é composta por indivíduos de classe média e baixa, e que em sua maioria não possuem conhecimentos básicos sobre economia e finanças, deste modo os deixando vulneráveis ao endividamento”, comentou o acadêmico José Denilson Viana Calaça.
Para a professora Rafaela, “esse tipo de atividade fortalece a formação dos acadêmicos e contribui com a aprendizagem e aquisição de competências e habilidades por parte dos alunos participantes, com temáticas que fazem parte do seu dia a dia. A educação financeira preconiza o uso consciente do dinheiro, seja com gastos pessoais e familiar, seja no desenvolvimento de negócios”, pontuou.
A coordenadora do curso de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis, Ana Paula Monteiro, destacou que a integração entre a Universidade e a comunidade é extremamente relevante para promover transformação social. “É importante que os nossos acadêmicos levem para a comunidade – e neste caso para adolescentes – informações que sejam úteis para eles, que possam mudar a realidade em que eles vivem. Esse também é um dos nossos papéis como universidade pública”.