UNITINS
Atividade foi desenvolvida em conjunto pelos professores Derval Gomes Ribeiro Neto e Lunalva Aurélio Pedroso Sallet.
Duas turmas dos cursos de Enfermagem e Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis participaram de uma oficina de histologia ocorrida na segunda, 3, e terça-feira, 4, no Complexo de Ciências da Saúde da Unitins (CCS), em Augustinópolis.
A atividade foi realizada em conjunto pelos professores Derval Gomes Ribeiro Neto, que ministra as disciplinas Histologia (Medicina) e Citologia, Histologia e Embriologia (Enfermagem) e Lunalva Aurélio Pedroso Sallet que ministra Biologia Celular (Medicina). A ação contou com a colaboração da técnica da Unicamp, Juliana Paggiaro, e com o apoio dos monitores das disciplinas, os acadêmicos: Maria Isadora Ribeiro, Anderson Carneiro, Raphael Moreno, Giovanna Lima, Amanda Braga e Sara Andrade.
“A oficina de Histologia com a prática do esfregaço sanguíneo proporcionou o engajamento, a interação entre as turmas de Medicina e de Enfermagem, além do desenvolvimento do conhecimento histológico, por via de prática direcionada e de fácil fabricação de lâminas. A produtividade, a satisfação e o resultado observados pelos monitores e pelos acadêmicos demonstram que a matéria de histologia e os conhecimentos adquiridos na oficina podem ir além dos conhecimentos teóricos, e sim, na produção do conhecimento dos pelos próprios acadêmicos”, opinou o monitor Anderson Carneiro.
A oficina utilizou os laboratórios de Bioquímica e Biofísica, e Microscopia II. O curso foi dividido em dois dias, iniciando pela parte teórica e depois a parte prática com a coleta de sangue dos doadores, a coloração da lâmina e a análise no microscópio. “Estamos ensinando os alunos a prática do esfregaço sanguíneo, com o objetivo de visualizar os elementos figurados do sangue como leucócitos, eritrócitos e plaquetas”.