EM PALMAS
Com o tema "Relação Médico - Paciente: A Humanização da Prática Médica", o evento contou com a presença de 1.400 alunos de todo o estado.
Durante os últimos dias 18 e 19 de novembro os acadêmicos de Medicina do Câmpus Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) participaram do V Encontro Tocantinense das Escolas Médicas (ETEM), em Palmas. O evento de abertura realizado na noite da última sexta-feira, 18, contou com a participação de representantes de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas de Medicina todo o estado e mais de 1.400 acadêmicos. O reitor da Unitins, Augusto Rezende, participou da mesa diretiva do evento.
Com o tema, "Relação Médico-Paciente: A Humanização da Prática Médica", o evento foi organizado por uma comissão constituída por estudantes de todos os cursos de Medicina do Tocantins e este ano contou com a participação de alunos da Unitins no apoio e organização.
A acadêmica do terceiro período de Medicina/Câmpus Augustinópolis, Nurielly Monteiro Campos Pires, explica que a participação neste evento é muito importante para a inserção dos alunos da Unitins no cenário da Medicina tocantinense. "Apesar de sermos um curso com pouco mais de 1 ano e meio, estamos ganhando espaço. Nós participamos integralmente da organização desse congresso, que conta com grandes nomes da Medicina e escritores da literatura médica que a gente só vê nos livros e hoje temos a oportunidade de ver presencialmente. Também tivemos muitos trabalhos aprovados para apresentações e que podem concorrer a prêmios. Então, para a gente é uma honra estar aqui e esperamos que a nossa participação no cenário da Medicina no estado cresça cada vez mais", comentou.
O primeiro dia do V Etem trouxe quatro palestras ministradas por profissionais da área da saúde reconhecidos nacionalmente, autores de livros, além de grandes nomes da Medicina tocantinense que abordaram diversos assuntos relacionados à prática médica.
Para o palestrante Me. Fábio Roberto Ruiz de Moraes, ginecologista obstetra pela Maternidade Darci Vargas de Santa Catarina, coordenador Geral da Comissão de Residência Médica da UFT e presidente da Sociedade Tocantinense de Ultrassonografia, eventos como este são fundamentais para a formação dos alunos e para as instituições. "Qualquer congregação de alunos serve para compartilhar sucessos e fracassos. Então, às vezes a dificuldade de uma faculdade do extremo Norte é a mesma do extremo Sul, quando elas dividem como arrumaram soluções junto às Reitorias, às Diretorias de câmpus e Coordenação de Curso, isso pode ser multiplicado para outras escolas, tanto virtudes quanto defeitos. As dificuldades com discentes e docentes são aparadas neste tipo de evento além da formação cientifica, prática e muito mais", reforçou.
A diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, acompanhou os acadêmicos e também pontuou que o evento é uma oportunidade para troca de experiências com outras universidades. "O evento também agrega valor a nós gestores, pois é a oportunidade de refletirmos sobre as metodologias de ensino; conhecermos a estrutura de outras universidades e aproveitarmos as boas ideias no aprimoramento das práticas institucionais. Ver o curso de Medicina da Unitins participando de forma efetiva de toda a programação do evento nos orgulha, pois reconhecemos que este é um momento de ampliação e troca de conhecimentos que é fundamental para a evolução profissional", disse.
Durante o evento, o reitor Augusto Rezende, parabenizou a participação dos acadêmicos da Unitins e contou que a abertura do curso de Medicina em Augustinópolis foi um grande investimento do Estado na Educação Pública e no desenvolvimento da região do Bico do Papagaio. "A Universidade Estadual do Tocantins tem o curso mais recente no Estado. De todo o tempo em que estou na Reitoria, o maior desafio que enfrentamos foi a abertura do curso de Medicina no Câmpus Augustinópolis, lá no Bico do Papagaio. Mas lá, nós temos aptidão na área da saúde por termos um curso de Enfermagem, temos uma estrutura da saúde na comunidade que conta com hospital regional, hospitais municipais, Unidades de Pronto Atendimento e Unidades Básicas de Saúde em um entorno de 100 km do Câmpus Augustinópolis e isso nos validou para iniciarmos este projeto. Foi um investimento de mais de R$ 10 milhões na educação pública na oportunidade e na tentativa de formar profissionais que contribuam com o desenvolvimento da região", frisou.
Além da presença dos representantes da Unitins, o evento também contou com a presença de representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac), Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Unitpac), Universidade de Gurupi (Unirg) e da deputada federal e senadora eleita, Professora Dorinha.