SAÚDE
A programação ocorreu na Unidade de Saúde da Família I, em Augustinópolis. A UBS atende cerca de quatro mil pessoas.
Seis acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) - Câmpus Augustinópolis realizaram na noite de terça-feira, 15, uma palestra educativa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na Unidade de Saúde da Família I, localizada em Augustinópolis. A atividade foi supervisionada pela professora Cristiana Maria de Araújo Soares Gomes, responsável pela disciplina de Estágio Supervisionado do 9º período.
Durante a ação, adolescentes, jovens e adultos receberam informações sobre doenças como Sífilis, HIV, Hepatites (A, B e C) e Gonorréia no âmbito da contaminação, sintomas e prevenção. Os participantes também puderam fazer testes rápidos para a detecção de ISTs. Os testes foram realizados pelos próprios acadêmicos com a supervisão dos profissionais que compõem a equipe de saúde da unidade.
Para a estudante Jercy Gabriella Gomes Marinho, de 23 anos, que assistiu à palestra, abordar o assunto foi importante para conscientizar as pessoas sobre os riscos do sexo sem proteção. “Como eles pontuaram, é preciso adotar as medidas de prevenção para impedir a contaminação de um número maior de pessoas e para que o sexo seja algo divertido e seguro com um único parceiro ou com mais de um”, avaliou.
A acadêmica Danyelle Lorrane Silva Macêdo, uma das palestrantes, comemorou a retomada das atividades práticas após dois anos de pandemia da Covid-19. “Estamos felizes por finalmente voltarmos para as atividades presenciais. Já estamos na reta final da graduação e agora podemos ter esse contato com a comunidade, estar com eles diariamente, ver a realidade dessas pessoas, ver na prática tudo aquilo que estudamos a teoria e descobrindo que a realidade é diferente, então precisamos nos adaptar às necessidades reais da população”, destacou a discente.
A Unidade de Saúde da Família I atende cerca de 4 mil pessoas, segundo a gestão da UBS. Para a enfermeira responsável, Andrea Danielle Maria Rodrigues e Sousa, além dessa parceria entre universidade e Secretaria Municipal de Saúde contribuir para a formação dos acadêmicos da Unitins, ela também é primordial para ampliar as estratégias traçadas pelo próprio município. “Com eles aqui podemos fortalecer as ações de Educação e Promoção de Saúde porque, com um efetivo maior de profissionais, a gente consegue atingir mais pessoas”, pontuou.
“A gente sabe que ainda existe um estigma muito grande em relação a essas patologias, então por meio da realização desse trabalho, ensinando as formas corretas de prevenção, a gente pode reduzir o número de pessoas infectadas ou mesmo fazer o diagnóstico precoce e começar imediatamente com o tratamento, que é ofertado de forma gratuita pelo SUS”, assinalou a professora de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, Cristiana Maria de Araújo Soares Gomes.