UNITINS
Ambulatório de práticas integrativas da Unitins Câmpus Augustinópolis encerrou o semestre 2023/2 semestre com mais de 140 atendimentos à comunidade.
O Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – Câmpus Augustinópolis encerrou o semestre 2023/2 com 141 sessões de massoterapia, ventosaterapia, auriculoterapia realizadas gratuitamente para a comunidade interna e externa da Unitins, tendo alcançado 77 pacientes.
A atividade final do projeto de extensão levou arteterapia para um grupo de idosos assistidos pela Prefeitura de Augustinópolis, na Unidade Básica de Saúde da Família São Pedro. Os acadêmicos estagiários trabalharam o tema “O que te faz feliz” com a pintura de telas pelo público-alvo. O material produzido ficará exposto no ambulatório a partir de 2024.
Ambulatório
O Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde foi criado em 2019 a partir de um projeto de extensão realizado pelos professores Francisco Dimitre Pereira e Hanari Tavares. Hoje, o projeto é institucionalizado junto à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) e funciona em parceria com a Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas e Enfermeiros em Práticas Integrativas.
Com a implantação do Complexo de Ciências da Saúde (CCS), em Augustinópolis, o ambulatório passou a ter um espaço físico para receber os pacientes, o que ampliou a capacidade de atendimento ao público, tendo este sido o primeiro semestre de funcionamento contínuo.
“Olhando para 2019 é notório que chegamos a consolidação do ambulatório, fortalecido pela extensão curricular no curso de Enfermagem. Somos o único Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde público da região tocantina”, destacou o professor Francisco Dimitre.
E completou: “Prestar os serviços de PICS para a comunidade de Augustinópolis e região não só garante o ensino e a extensão, como também nos faz profissionais mais sensíveis às necessidades dos outros, influenciando diretamente o perfil do egresso do curso de Enfermagem da Unitins”.
A coordenadora do curso de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, Késia Chaves, pontuou que “os projetos de extensão têm ganhado destaque na universidade, sendo fundamentais para acadêmicos e comunidade. Através da interdisciplinaridade e da integração entre ensino, pesquisa e extensão, esses projetos promovem impactos significativos na formação dos estudantes e na transformação social, permitindo o compartilhamento de conhecimentos com o público externo”.