UNITINS
Mapeia SUS foi criado por cinco acadêmicos do 3º período de Medicina da Unitins Câmpus Augustinópolis para colaborar com agentes de saúde.
Um aplicativo que mapeia os portadores de doenças crônicas, assistidos pela Unidade de Saúde da Família do Bairro Boa Vista, em Augustinópolis/TO, foi apresentado na noite desta segunda-feira, 3, na II Mostra Saberes da Extensão de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis.
O Mapeia SUS foi criado pelos acadêmicos Ana Clara Vieira Rocha Dias, Edwirges Maria Bertoldo Ferreira, Isabella Rodrigues de Sousa, Pedro Augusto Santos Batista e Vitória Fausta Dias Mota, todos do 3º período do curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis.
O app digitalizou o esforço inicial do grupo: um mapeamento físico dos portadores de algum tipo de doença crônica na microrregião da UBS Santa Rita. “Desenhamos as casas, colocamos a localização da unidade e a partir daí começamos a apontar de forma demográfica as doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão e outras. A partir disso, criamos o aplicativo para digitalizar essas informações, onde o profissional de saúde, principalmente o ACS, vai acessar pelo celular e ter acesso aos dados”, explicou o acadêmico Pedro Augusto.
A aplicação ainda está em fase de desenvolvimento. A ideia é que ele colabore com os profissionais da UBS para um planejamento de saúde mais efetivo. “Eles vão lançar os dados e as informações em tempo real, de modo que o app sempre vai estar atualizado. Inicialmente o nosso projeto abrange somente a UBS Santa Rita, mas esse app tem muito futuro e estamos estudando a possibilidade de ampliar para outras unidades”, assinalou Pedro Augusto.
O app foi desenvolvido durante a disciplina Tecnologia da Comunicação e Informação em Saúde, ministrada pela professora Jordânia Soares Leal. “Da nossa disciplina saiu seis projetos, um deles o Mapeia SUS, que assim como os demais, busca atingir a comunidade de uma forma diferenciada”, explicou a docente.
II Mostra Saberes da Extensão de Medicina
Além do aplicativo, a mostra reuniu a apresentação de outros 18 trabalhos extensionistas desenvolvidos por acadêmicos de Medicina/Câmpus Augustinópolis. Dentre os resultados apresentados, pode-se destacar a capacitação de profissionais da rede de saúde municipal de Augustinópolis e a promoção de educação em saúde para grupos da comunidade local.
A II Mostra Saberes da Extensão de Medicina da Unitins reuniu a diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, o diretor de extensão da Unitins, Fredson Vieira, o coordenador de extensão do curso de Medicina/Câmpus Augusitinópolis, Wallace Sousa, e o professor Jaderson Fontes, representando o secretário de saúde de Augustinópolis, Yatha Anderson Maciel.
O evento também recebeu os professores orientadores dos trabalhos apresentados e a palestrante da noite, a médica Talissa Bandeira Santos, que abordou “Extensão como ferramenta de fortalecimento do SUS e desenvolvimento das Ciências Médicas no Bico do Papagaio”.
“Esses projetos são muito importantes tanto para a formação acadêmica dos estudantes, quanto para o futuro da prática de clínica médica. A extensão do curso de Medicina da Unitins é referência para outras universidades e isso melhora a qualidade do curso e eleva o nome da Unitins para todo o Estado e todo o país”, observou Wallace Sousa.
O diretor de extensão da Unitins, Fredson Vieira Costa, parabenizou a realização do evento e também ressaltou a relevância do que o curso de Medicina faz. “Vocês são referência nos projetos de extensão, nas bolsas de extensão, com projetos de excelência”.
Para a diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, “o Câmpus é uma referência na oferta de ensino público de qualidade, assim como na pesquisa e na extensão. E o curso de Medicina veio para somar. A Universidade ganha, vocês, alunos, ganham e a comunidade também é beneficiada. Todas essas ações são muito importantes e os resultados que vocês apresentam, hoje, são prova disso”, assinalou.