Facebook
26/08/2024 - 18h30m

UNITINS

AUGUSTINÓPOLIS: Cerimônia do Terno marca trajetória acadêmica dos cursos de Ciências Contábeis e Direito

Por Bico 24 Horas

Solenidade contou com a participação do reitor da Unitins, Augusto Rezende, autoridades locais de Augustinópolis, comunidade acadêmica, amigos e familiares.

Cerimônia do Terno foi realizada na quarta-feira, 21, no Câmpus Augustinópolis (Foto: Nonato Silva)

A Cerimônia do Terno dos cursos de Ciências Contábeis e Direito, Câmpus Augustinópolis, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) marcou uma nova fase para os estudantes da instituição, momento em que eles passam para a fase de estágio. A solenidade foi realizada na noite da última quarta-feira, 21, no Câmpus Augustinópolis, com a presença do reitor Augusto Rezende, comunidade acadêmica, amigos, familiares e autoridades locais.

O ritual é tradicional nos dois cursos de graduação e simboliza a passagem dos acadêmicos para a prática contábil e jurídica, que marca a fase final no processo de formação dos estudantes. Professores, familiares e amigos testemunharam a entrega do terno para os futuros contadores e advogados, ato que representa o compromisso dos acadêmicos com as responsabilidades e a ética profissional que suas carreiras exigem.

A solenidade foi marcada por emoção e orgulho. “É uma emoção muito grande participar de uma cerimônia tão importante para nossa vida acadêmica e profissional. Agradeço a Deus por estar aqui e agradeço ao reitor Augusto Rezende em nome de toda a equipe da Unitins por nos proporcionar um momento como esse”, destacou a acadêmica de Ciências Contábeis Evanilde Lima do Nascimento.

Para Rafael Lira, marido da Evanilde, foi uma “grande honra. Fico feliz por ver minha esposa subindo mais um degrau importante em uma cerimônia tão bonita. Parabenizo e agradeço a Unitins. Está de nota 10”.

O momento também foi muito emocionante para a mãe do acadêmico Lucas Sobrinho, a dona Daiane Sobrinho, que ainda lembra de quando deixou o filho em Augustinópolis para iniciar o curso de Direito, há dois anos. “Voltei com o coração apertado, mas tudo valeu a pena. É um orgulho muito grande, é um sonho dele que está sendo realizado. Ele sempre quis fazer Direito e tentou até conseguir passar. Estou orgulhosa e felicíssima por ele”, compartilhou Daiane.

Lucas destaca que a solenidade é sua “entrada na prática jurídica para levar o Direito através do Núcleo de Práticas Jurídicas, que acredito ser uma das funções da universidade: oferecer atendimento jurídico e gratuito para nossa comunidade aqui no Bico do Papagaio”, comentou o acadêmico de Direito.

Turma de Ciências Contábeis que passa para a parte prática do curso neste semestre (Foto: Nonato Silva)

A prática contábil e jurídica na formação

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis, Ana Paula Monteiro, disse que a cerimônia “é um marco, um divisor de águas da parte teórica para a parte prática da formação dos alunos, não apenas gerando conhecimento acadêmico, mas oportunizando uma devolutiva para a comunidade por meio dos atendimentos gratuitos no Núcleo de Práticas Contábeis”.

Para a coordenadora do curso de Direito, Sarah Coelho, "esse é um momento de grande alegria para todos: professores, coordenação e alunos. A partir de agora, os alunos vão aprender na prática, atendendo o cliente, a nossa população que é hipossuficiente. E nós temos um ambiente propício para o desenvolvimento dessas práticas no nosso Núcleo de Práticas Contábeis e Jurídicas (NPCJ)”, assinalou.

A diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, também comemorou a realização de mais uma Cerimônia do Terno. “É muito especial participar desse marco na formação desses acadêmicos. Nossos cursos de Ciências Contábeis e Direito são referência para todo o Estado do Tocantins e isso se deve à formação completa e humanizada que a Unitins oferece”, pontuou a gestora.

O reitor Augusto Rezende lembrou que a Universidade tem a disponibilidade em ofertar a solenidade totalmente gratuita e organizada. "O ciclo acadêmico na graduação é feito de fases, desde a primeira fase, quando o estudante escolhe a universidade para estudar, até todas as outras que vão ocorrendo durante o tempo de formação. Para esses alunos, por exemplo, é esse o momento de ir para o ambiente de prática, pois ele já está pronto, com a base teórica que já foi trabalhada pelos professores e, agora, eles poderão vivenciar a prática durante os atendimentos realizados nos núcleos”, completou o reitor.

Acadêmicos de Direito que iniciam a fase de estágio neste semestre (Foto: Nonato Silva)

O reitor Augusto Rezende participou da programação no Bico do Papagaio (Foto: Nonato Silva)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS