CONQUISTA
Wiliane Freire Pinheiro, do 10º período, foi aprovada no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia na UFMA.
A acadêmica Wiliane Freire Pinheiro, do 10º período do curso de Enfermagem, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Augustinópolis, foi aprovada na seleção do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Câmpus Imperatriz. Ela encerra o curso de graduação neste semestre. As aulas do mestrado estão previstas para começarem em abril de 2023.
A pesquisadora vai trabalhar com a linha de pesquisa Saúde e Sociedade. Durante o curso superior, Wiliane desenvolveu pesquisas na mesma área. Seu trabalho mais emblemático foi o aplicativo E-Hansen, que colabora com profissionais de saúde para o diagnóstico da hanseníase. O trabalho conquistou um prêmio inédito para o Tocantins no 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), em setembro deste ano.
A concluinte, que já sonhava em seguir carreira acadêmica, comemorou muito a aprovação. “Fiquei extremamente feliz com minha aprovação. Entrei na graduação convicta de que um dia eu seria mestre, e sair da universidade direto para um programa de mestrado é uma sensação inexplicável”, contou Wiliane.
Durante sua graduação, a acadêmica integrou grupos de pesquisas e participou de diversos projetos de pesquisa a extensão. Para o professor Dennis Novais, que foi orientador de Wiliane, desde o início do curso a estudante demonstrou muito potencial para a iniciação científica. “Ela foi bolsista de Pibic [Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica] e Pibiti [Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação] em alguns ciclos. Ao longo de todos esses anos, eu tenho acompanhado uma evolução acadêmica incrível. Me sinto honrado de ter colaborado para a construção de uma trajetória que lhe possibilitou ingressar em um mestrado em uma universidade pública”, ressaltou o docente.
Wiliane destacou, ainda, sua trajetória na Unitins e atribuiu à universidade parte da sua realização. “Digo com toda a clareza do mundo que a Unitins é responsável direta nessa aprovação do mestrado, pois me proporcionou ensino de qualidade, me inseriu na pesquisa através das bolsas de iniciação científica e me possibilitou construir um currículo lattes de excelência. Além desse currículo tão bom, a instituição também me proporcionou conhecer professores excelentes que me ajudaram na graduação e na seleção de mestrado, e aqui destaco o professor Dennis [Novais] e a professora Lilian [Natália]”.
A professora Lilian Natália Lima, mencionada pela acadêmica, comemorou a aprovação da discente e ressaltou o papel da Unitins nesse processo. “Fiquei muito feliz com a aprovação da Wiliane, pois sempre foi uma aluna muito dedicada, que durante toda a graduação externou seu amor pela pesquisa. Ficamos felizes em saber que estamos formando profissionais que podem concorrer com estudantes de outras instituições e que mesmo com uma quantidade tão limitada de cursos de pós-graduação na nossa região eles estão conseguindo ser aprovados. É a certeza de que a universidade está prestando um serviço de qualidade e entregando profissionais excelentes para o mercado de trabalho”, pontuou a docente.
Para a pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruíta Czapski, ver os alunos prolongando seus estudos e se aperfeiçoando profissionalmente é uma satisfação. “Vemos essas aprovações com bons olhos, pois nos mostram que estamos no caminho certo e que, de fato, suscitamos no aluno essa capacidade e essa busca pelo aperfeiçoamento profissional que, com certeza, renderá muitos frutos para suas carreiras”, projetou a gestora.