UNITINS
Ao todo, os idosos participaram de seis encontros com atividades diversas como orientações sobre risco de quedas, informações nutricionais e orientações.
Rodas de conversa com profissionais de Educação Física marcaram a despedida do projeto de extensão “Medicina do Esporte e Saúde”, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Augustinópolis, na última quinta-feira, 1º. A iniciativa é do curso de Medicina do Câmpus Augustinópolis, que trabalhou durante esse semestre com um grupo de idosos promovendo ações de saúde.
No último encontro desta primeira edição, o grupo de idosos participou de duas rodas de conversas com os profissionais de Educação Física Walace Vieira de Sousa e Erisberg Costa Reis. Na oportunidade, o grupo foi orientado acerca dos benefícios do exercício físico na terceira idade e ainda participaram de demonstrações de caminhadas e agachamentos por meio de brincadeiras e música.
“Quero agradecer o convite. Trabalhar com idosos é sinônimo de aprendizado. A gente vem para transmitir conhecimentos e acaba aprendendo com eles. Atividades físicas são importantes para todas as faixas etárias, mas ainda mais na terceira idade. Nem todo mundo consegue fazer tudo [todos os exercícios], mas se a gente fizer um pouquinho já será muito importante”, comentou o profissional de Educação Física convidade, Walace Vieira.
O profissional de Educação Física Erisberg Costa Reis, também, comemorou a oportunidade. “Fizemos os movimentos de descer e subir, os agachamentos, e eu também trouxe uma música para que eles achassem engraçado. Acho importante provocar o riso neles. Acredito que foi muito bom para eles”.
Ao todo, os idosos participaram de seis encontros com atividades diversas como orientações sobre risco de quedas, informações nutricionais, orientações de profissionais de educação física e fisioterapeuta e, ainda, práticas integrativas como massoterapia e ventosaterapia realizadas com a ajuda dos acadêmicos e professores do curso de Enfermagem do Câmpus Augustinópolis.
A despedida do primeiro semestre de atividades foi marcada por muita alegria e emoção. Seu Cícero Moura, de 71 anos, participou de todas as atividades propostas e se emocionou ao se despedir dos integrantes do projeto. “Foi muito bom, foi maravilhoso. Fiquei até emocionado e chorei. Aprendi muita coisa com essa turma maravilhosa, fui muito bem recebido e só tenho a agradecer”.
A iniciativa mobilizou professores e acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem do Câmpus Augustinópolis e marcou os participantes do projeto. “Foi uma troca mútua. Passamos informações para eles e recebemos conhecimento. Eles também nos brindaram com sua alegria e carisma. Foi um trabalho que exigiu muito da gente, mas nosso grupo é unido e isso foi um fator decisivo no desenvolvimento do trabalho. Deixo aqui a minha gratidão. Na nossa profissão precisamos buscar sempre melhorar a vida das pessoas”, argumentou o acadêmico do 2º período de Medicina Guilherme Johannsen.
A professora orientadora do projeto, Beatriz Roriz, classificou o resultado como produtivo e positivo. “Todas as ações foram muito bem executadas dentro do nosso planejamento. Foi muito gratificante para nós, professores e alunos, estabelecer esse contato com os idosos, com pessoas de fora da universidade, porque um dos nossos objetivos é trazer essas pessoas para dentro da Unitins para que elas compreendam que a universidade é pública e de todos. A gente já pensa em uma segunda parte do projeto com mais ações e mais componentes, mas isso vai ficar para o ano de 2023”, pontuou Beatriz.