DIREITO E ENFERMAGEM
Direito e Enfermagem do Câmpus Augustinópolis tiveram os reconhecimentos renovados.
O Governo do Estado do Tocantins, por meio do governador Wanderlei Barbosa, decretou o reconhecimento e a renovação do reconhecimento de quatro cursos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), nesta segunda-feira, 22. Os decretos foram publicados no Diário Oficial do Estado do Tocantins desta quarta-feira, 24.
O Curso Superior de Gestão do Agronegócio – Tecnólogo, no Câmpus Paraíso, foi reconhecido pelo período de quatro anos. Já a renovação do reconhecimento foi decretada para os cursos de Direito – Bacharelado e Enfermagem – Bacharelado do Câmpus Augustinópolis por quatro e cinco anos, respectivamente. No Câmpus Palmas, o Estado também renovou o reconhecimento do curso de Serviço Social – Bacharelado por mais quatro anos.
A decisão do Governo do Estado está em conformidade com os pareceres do Conselho Estadual de Educação (CEE) que realizou visitas para a verificação das estruturas dos cursos mencionados. Com os reconhecimentos aprovado e renovados, a Unitins continua apta a emitir os diplomas para os egressos do tecnólogo e das graduações.
Direito e Enfermagem
Para a coordenadora do curso de Direito/Câmpus Augustinópolis, Sarah Coelho Lima, “a validação do curso por mais quatro anos evidencia o comprometimento da coordenação, colegiado e direção do campus com a qualidade do ensino no curso de direito. A gestão, empenhada no aprimoramento constante, reafirma seu compromisso com a educação pública de qualidade”, observou.
O curso de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis foi o que alcançou o maior período de validação com cinco anos. “É crucial elevar a visibilidade, valorização e reconhecimento do curso, garantindo novas vagas em vestibulares, aumento de matrículas e fortalecimento da reputação na comunidade local e além das fronteiras estaduais. Isso contribui significativamente para aprimorar o currículo dos egressos e professores, oferecendo amplas oportunidades no mercado de trabalho”, lembrou a coordenadora do curso de graduação, Késia Chaves.
Tecnólogo em Gestão do Agronegócio
O coordenador do curso de Gestão do Agronegócio/Câmpus Paraíso, Adriano Sérgio Bernardo Queiroz, comemorou o reconhecimento e destacou que “o sucesso alcançado em Paraíso e na região do Vale do Araguaia é o fruto do esforço conjunto de professores, alunos, técnicos, direção, pró-reitores e reitoria da Unitins. Esse trabalho evidencia a razão pela qual a universidade retornou para Paraíso, consolidando-se como uma instituição pública de elevada qualidade”.
Serviço Social
O coordenador do curso de Serviço Social/Câmpus Palmas, Giovanni Bezerra, defendeu que “a renovação do credenciamento do curso de Serviço Social reforça e valida todo o trabalho desempenhado pelo corpo docente e discentes, que contribui significativamente para o crescimento do curso. O curso é validado e apoiado pela direção desta exímia instituição. Investimentos em pesquisa, extensão, programas de bolsa permanência e qualificação docente, com um quadro de mestres, doutores e doutorandos. Continuemos na luta, com novos projetos e sempre melhorando nosso trabalho”.
Educação de qualidade e gratuita
A pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita Czapski, assinalou que “o período de reconhecimento e renovação do reconhecimento dos cursos, Enfermagem por cinco anos e os demais por quatro anos, mostra a qualidade, o compromisso e o excelente trabalho que a Unitins vem fazendo. Fomentando, também, a importância e a valorosa contribuição do tripé da Universidade – ensino, a pesquisa e a extensão – para o ensino superior do nosso Estado”.
Para o reitor da Unitins, Augusto Rezende, os resultados mostram a grandeza da Universidade, pois a Unitins, mais uma vez, entrega para a sociedade cursos mais consolidados com a garantia de qualidade para os acadêmicos. “Mais uma vez a gente comemora os resultados da avaliação externa do Conselho Estadual de Educação. Essa avaliação é muito importante e nós, como Universidade, priorizamos essas avaliações, o cumprimento dos índices e dos indicadores necessários para avançarmos enquanto Instituição. Recebemos com muita alegria esse avanço do reconhecimento validade pelos períodos”, comemorou.