AGOSTO LILÁS
Ação faz parte do mês da Campanha Agosto Lilás que promove a conscientização sobre o tema.
Visando promover um espaço de reflexão sobre o combate à violência contra a mulher; identificar os tipos de violência; divulgar a Lei Maria da Penha e conscientizar os servidores sobre a importância de uma conversa e da denúncia, o Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) promoveu, na quinta-feira, 31, uma roda de conversa sobre o Agosto Lilás, mês de conscientização sobre o tema.
A diretora administrativa do HRAUG, Vilma Jovino, salientou que “a campanha do Agosto Lilás em referência ao enfrentamento à Violência contra a Mulher dentro de casa, vem para trazer-nos a reflexão quanto ao nosso papel nessa luta, a importância de sensibilizar e conscientizar a população sobre a necessidade de extinguir essa violência contra a mulher fazendo chegar até essas vítimas às informações que elas precisam para buscarem ajuda”.
Para a assistente social do HRAUG, Célia Cirqueira, “não há como acolher, atender e acompanhar as demandas de violência doméstica e familiar contra a Mulher, sem antes elaborar estratégias para se abordar a problemática. Dentro desse contexto é preciso e necessário intensificar as abordagens e orientações sobre a problemática, partindo da perspectiva de que uma sociedade consciente é também uma sociedade presente e atuante no combate e enfrentamento a todas as formas de violência doméstica e familiar contra a Mulher”, esclareceu.
A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Márcia Boldrin, apontou que “infelizmente, a violência contra a mulher no Brasil ainda tem números alarmantes pelo fato de muitas de nós acreditarmos que a violência é somente aquela que resulta em violência física e, em muitas vezes, seguida de morte. Porém para chegar nesse clímax, a violência começa pequenininha, começa tímida seja através de uma fala, de uma ação ou de uma ausência”.
Marcia Boldrin esclareceu que, “debates como estes são importantes, pois são em eventos como o de hoje que percebemos a importância de cada vez mais escolhermos quem chega a até nós, e a estarmos sempre atentos aos pedidos de socorro existentes nas entrelinhas. Mulheres Unidas contra a Violência”, finaliza.
A Campanha
As ações da Campanha Agosto Lilás, mês de conscientização sobre os fatores e causas resultantes da Violência contra a Mulher estão alicerçadas e amparadas pelos mecanismos sócio jurídicos através da Lei Maria da Penha n°. 11.340 de 07 de agosto de 2006 e o Agosto Lilás n°. 14.448 de 09 de setembro de 2022.