VISITA DOMICILIARA
A visita domiciliar busca monitorar os pacientes que receberam alta médica, visando averiguar sintomas, prevenir processos infecciosos e levar orientações.
Dentro da política de qualidade na prestação dos serviços, adotadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), o Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) realiza acompanhamento, pós-alta, em pacientes que passaram por procedimento cirúrgico. As ações coordenadas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) tem como objetivo averiguar sintomas, coletar informações que indiquem algum processo infeccioso pós-cirurgia.
Segundo o coordenador da CCIH, Brucebeno Ferreira, “Esta ação de detectar possíveis infecções e monitorar os pacientes gera indicadores e esses dados fazem parte do controle padrão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e através desses indicadores gerados, é possível realizar intervenções, resultando em um trabalho de prevenção e orientação”.
O procedimento é realizado por meio de visitas domiciliares e também através de ligações telefônicas. Existem prazos para o início do acompanhamento, sendo estes, 30 dias após a alta do paciente que fez cirurgia e 90 dias após a alta dos pacientes que colocaram algum tipo de prótese.
Fazem parte da comissão de visitas os seguintes profissionais: Brucebeno Ferreira (enfermeiro), Ana Cláudia Maucher (técnica de Enfermagem) e Maria Francisca Nogueira (enfermeira).
A professora Claudinea Moura, recebeu a visita da equipe em casa e relatou que, “me sinto lisonjeada pela visita e parabenizo o compromisso e o trabalho prestado por toda a equipe do hospital regional, em especial a equipe esta equipe que vem me acompanhando no meu estado de reabilitação”.