Facebook
02/08/2024 - 15h06m

SAÚDE

AUGUSTINÓPOLIS: Hospital Regional recebe treinamento para implantação do Projeto REHAB-VM Brasil

Por Bico 24 Horas

Na oportunidade, os profissionais da unidade serão capacitados sobre práticas que melhoram a saúde dos pacientes.

O Hospital Regional de Augustinópolis recebeu na quarta-feira, 31 e quinta-feira dia 1º de agosto, representantes do Projeto REHAB-VM Brasil

Com objetivo de melhorar as práticas dos serviços ofertados no atendimento aos pacientes que precisaram utilizar ventilação mecânica em decorrência de insuficiência respiratória, o Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) recebeu na quarta-feira, 31 e quinta-feira dia 1º de agosto, representantes do Projeto REHAB-VM Brasil, estudo que busca novas estratégias de reabilitação.

Parceria entre o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde (MS), Hospital Albert Einstein e Hospital Moinhos de Vento, o projeto beneficia pacientes usando recursos da telemedicina para oferecer saúde de qualidade para o paciente, promoção do ajuste e a reorganização do serviço de saúde, promovendo o melhor atendimento. 

A gestora e enfermeira da Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP) da SES-TO, Fernanda Eisele, falou sobre como funciona o projeto. “O REHAB, é voltado para os municípios referenciados ao Hospital de Referência de Augustinópolis. Ele é crucial no contexto pós-alta da UTI para pacientes acometidos por insuficiência respiratória, utilizando a telemedicina para focar em três áreas principais, a reabilitação motora, a orientação nutricional, e o acompanhamento psicológico”.

O projeto busca ajudar os pacientes a recuperar a força e a mobilidade, assegura que eles recebam uma dieta adequada para a recuperação e fortalecimento, ajuda o paciente a lidar psicologicamente com os efeitos de uma doença grave e a estadia prolongada em um ambiente hospitalar. A implementação desses serviços via telemedicina garante que os pacientes continuem a receber cuidados essenciais sem a necessidade de deslocamento frequente até o hospital, promovendo uma recuperação mais rápida e eficaz”, acrescentou a enfermeira.

O fisioterapeuta e pesquisador consultor de Implementação (Rehab- VM Brasil), do Hospital Moinhos de Vento, Marcio Ramos Laguna, afirmou que “nesta fase do estudo, estamos na fase de implementação, que ocorre nas unidades de terapia intensiva. Somos dois implementadores representando o Hospital Moinhos de Vento, e também dois representantes do Hospital Israelita Albert Einstein. O objetivo do estudo é avaliar o impacto de pacotes, os bundles, específicos de prevenção de incapacidades e reabilitação precoce, focados em três domínios, a UTI, a enfermaria e pós-alta, em qualidade de vida relacionada à saúde e outros desfechos de longo e curto prazo, em pacientes graves acometidos por insuficiência respiratória aguda, hipoxêmica, com suspeita de Covid ou outros agravantes”. 

Nesta fase de implementação nós estamos com as equipes assistenciais e o time de implementação local que realizará a coleta e os outros afazeres relacionados ao acompanhamento do trabalho. Estamos fazendo treinamento, capacitação e o acompanhamento dessa equipe para dar seguimento no trabalho a ser realizado. Nós também damos suporte integral à equipe para dúvidas, acompanhamento do trabalho e realização de atividades pertinentes à atual pesquisa”, complementou o fisioterapeuta.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS