NOVEMBRO AZUL
Programação foi alusiva ao Novembro Azul e contou com práticas integrativas, consulta médica e atendimentos de saúde.
A Liga de Saúde Coletiva (Lisc) da Universidade Estadual do Tocantins (Untins) – Câmpus Augustinópolis promoveu uma tarde de autocuidado para os servidores homens da unidade na tarde desta segunda-feira, 20, no Complexo de Ciências da Saúde (CCS). A ação é alusiva ao Novembro Azul, campanha de conscientização e prevenção do câncer de próstata.
Os técnicos administrativos e professores do sexo masculino tiveram acesso à consulta de rotina, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testagem rápida para ISTs e práticas integrativas e complementares em saúde: auriculoterapia, massoterapia e ventosaterapia. Eles também puderam participar de uma dinâmica com mitos e verdades acerca da saúde do homem.
O supervisor de TI do Câmpus, Rogério Breno Brito Oliveira, aproveitou para participar de todas as atividades propostas e aprovou a iniciativa. “Foi uma tarde muito agradável e muito útil. Aproveitei para fazer todos os atendimentos que estavam disponíveis e fui muito bem atendido”, comentou.
A diretora de comunicação da Lisc, a acadêmica de Medicina/Câmpus Augustinópolis Rebecca Pepe, comemorou a adesão do público. “Nós sabemos que muitos homens negligenciam sua saúde, deixando ela em segundo plano, por isso decidimos fazer essa ação. E foi um sucesso. Muitos homens estiveram aqui participaram, fizeram os testes, foram na consulta. É preciso que esse autocuidado vire rotina”, opinou.
A Lisc foi a primeira liga acadêmica do curso de Medicina do Câmpus Augustinópolis e desde que nasceu tem atuado em ações direcionadas aos públicos mais diversos. Desta vez, por causa do momento, a escolha foi o público masculino.
“A gente chama a atenção para o Novembro Azul devido aos índices de nós temos de muito mais mortes de homens do que de mulheres, porque, às vezes, os homens não se cuidam tanto, então é preciso que a gente estimule esse autocuidado por meio de ações como essa”, explicou a professora orientadora da Lisc, Sylla Figueiredo.
As consultas de rotina foram realizadas pela coordenadora do curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis, a médica Hellen Dayanny Pinheiro. “Trazer esses atendimentos para dentro da Universidade, para os nossos servidores, tem sido muito importante. Eles compareceram às consultas e muitos chegaram aqui e identificaram problemas que nem imaginavam que tinham. A medida que esses problemas são identificados, eles são tratados e a gente consegue melhorar a qualidade de vida do nosso servidor e, consequentemente, ele vai se sentir até mais motivado com o trabalho”, destacou a gestora.