EXAME NACIONAL
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023, ocorreu neste domingo, 26.
Mais de 130 acadêmicos concluintes da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023, neste domingo, 26, nas cidades de Augustinópolis, Paraíso do Tocantins e Palmas. Deste total 58 participantes são acadêmicos de Enfermagem da Unitins no Câmpus Augustinópolis.
Neste ciclo, estão sendo avaliados os cursos de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, Tecnologia em Gestão do Agronegócio/Câmpus Paraíso e Engenharia Agronômica/Câmpus Palmas.
A prova é um instrumento de avaliação obrigatório para acadêmicos e universidades brasileiras para medir o rendimento dos estudantes em relação ao conteúdo pragmático dos cursos. A aplicação é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Nas três cidades onde os acadêmicos da Unitins participaram da prova, a reitoria disponibilizou uma tenda com água, lanches, lugar para descansar e equipes de recepção.
Augustinópolis
Em Augustinópolis, no Bico do Papagaio, 58 acadêmicos de Enfermagem participaram da aplicação no Câmpus Augustinópolis. Os concluintes foram recepcionados pela diretora de ensino da Universidade, Jeany Castro, pela coordenadora do curso de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, Késia Chaves, por professores do colegiado e por técnicos administrativos do Câmpus.
“Os conteúdos da prova foram realmente conteúdos que nós estudamos ao longo da nossa graduação, durante esses quatro anos. Não foi uma prova difícil. A gente realmente conseguiu mostrar o que a gente aprendeu durante a graduação, as aulas… O simulado nos ajudou a ver como seria a prova, os níveis das questões”, avaliou a acadêmica Cianny Ximenes.
A coordenadora de enfermagem/Câmpus Augustinópolis, Késia Chaves, destacou que “nos organizamos para que os professores estivessem aqui presentes para receber esses alunos com plaquinhas motivacionais, os kits, os lanches, para deixar esse momento mais caloroso e oferecer apoio para a realização de uma boa prova”.
Como não pode estar em todos os câmpus, a reitoria designou representantes para acompanhar a aplicação das provas em Augustinópolis. “Estamos aqui representando o reitor Augusto Rezende e a vice-reitora Darlene Castro. Viemos demonstrar o quanto os acadêmicos de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis são importantes para a nossa universidade. Estamos muito felizes de poder recepcionar e acolher a cada um deles nesse dia importante”, comentou a diretora de ensino Jeany Castro.