SETEMBRO AMARELO
Iniciativa é do Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional.
Em destaque aparece Guimarães Rosa: “Viver é um rasgar-se e remendar-se”. A frase do renomado escritor brasileiro é uma das muitas mensagens deixadas pelos acadêmicos e servidores da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) no Mural dos Sentimentos, uma iniciativa do Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (Nape) do Câmpus Augustinópolis em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre o suicídio.
Ao lado da frase de Guimarães Rosa, aparecem desabafos, brincadeiras e até mini diálogos: “[Estou] com medo das provas” seguido de um “Bora estudar”. Ao longo do enorme mural aplicado no corredor central da Universidade são muitas mensagens deixadas e respondidas, poemas, declarações, brincadeiras e muitas outras expressões que fazem parte do cotidiano acadêmico.
“É divertido. Geralmente, a gente deixa uma mensagem e volta depois para olhar se foi respondida, se alguém tirou alguma onda e até ler outras mensagens que as pessoas deixaram e podem servir para a gente. Acho que é um jeito legal de falar sobre o que a gente sente, sejam coisas boas ou ruins”, comentou a acadêmica de Enfermagem Heloísa Milhomem.
A iniciativa foi implementada antes mesmo da pandemia e desde o ano passado os acadêmicos e os servidores voltaram a poder escrever presencialmente as mensagens que desejam. A psicóloga do Nape, Ariane Carvalho, explicou que “às vezes, nem nós próprios sabemos explicar bem o que estamos sentindo. Partilhar nossos sentimentos, frustrações e desejos com os outros pode nos ajudar a compreender melhor o que estamos sentindo, pois vemos que não estamos sozinhos nesses processos”.
Para a pedagoga do Nape – Câmpus Augustinópolis, Maria Lúcia Paulino, “o Mural dos Sentimentos é uma ideia executada desde 2020, quando se pretendia que os acadêmicos pudessem expressar seus desabafos, críticas e apoiar aos colegas com mensagens de incentivo, tolerância, aconselhamentos... A cada ano vimos a efetiva participação da comunidade acadêmica, pois muitos não querem procurar individualmente a equipe do Nape ou a coordenação de curso para falar das suas indignações e sofrimentos. Por meio do Mural dos Sentimentos, todos podem participar de maneira espontânea”.
A profissional da equipe multidisciplinar também pontuou que “além dessa metodologia adotada pelo Nape, em 2023, foi acrescentada a árvore da vida, onde, de acordo com a legenda das cores, cada um pinta o seu dedo com a tinta de cor correspondente ao que sente naquele momento e/ou etapa que está passando e deixa sua marca nos galhos do desenho da árvore”, concluiu.