Facebook
25/10/2022 - 15h10m

CAPACITAÇÃO

AUGUSTINÓPOLIS: Núcleo Hospitalar de Epidemiologia participa de oficina para alinhamento de ações

Redação

Do Bico do Papagaio, estão participando representantes do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Regional de Augustinópolis.

Capacitação teve início na terça-feira, 25 e segue até quinta-feira, 27, no Anexo I da Secretaria de Estado da Saúde, em Palmas (Foto: Erlene)

Na manhã desta terça-feira, 25, teve início a 9ª edição da Oficina para Alinhamento e Troca de Experiências Exitosas entre os Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE) e Áreas Técnicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). O evento é promovido pela coordenação da Rede Estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, ligada à Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). A oficina segue até quinta-feira, 27, no anexo I da Pasta, em Palmas. Do Bico do Papagaio, estão participando representantes do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Regional de Augustinópolis.

Segundo a superintendente de vigilância em saúde da SES-TO, Perciliana Bezerra, “o trabalho dos núcleos hospitalares de epidemiologia é essencial para a vigilância. São eles que representam a vigilância no hospital e que nos passam informações para subsidiar futuras ações de controle das doenças e agravos”, explicou.

A gerente do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-TO), Arlete Otoni, esclareceu que “o objetivo da oficina é alinhar os processos de trabalho e atualizar os protocolos. Uma das funções dos núcleos é realizar a notificação das doenças de notificação, mediatas e imediatas, dos pacientes internados, e a partir dessa notificação as áreas técnicas realizam análise dos dados e contato com as vigilâncias municipais”.

Para a coordenadora dos núcleos, Patrícia Regina Moreira Gomes, “a oficina será um momento de troca entre áreas técnicas e núcleos. Nestes encontros haverá a interação entre as equipes conversando sobre o fluxo de trabalho, experiências inovadoras e exitosas”, afirmou, acrescentando que  “as demandas abordadas na oficina foram levantadas pelas equipes dos núcleos a fim de esclarecer dúvidas e otimizar o trabalho”.

Essa oficina é de grande valia para concretizar a interação de toda a rede de núcleos hospitalares, sendo importante para o fortalecimento de informações e conhecimento junto às áreas técnicas de atenção à saúde" afirmou a responsável técnica pelo núcleo no Hospital e Maternidade Tia Dedé, Lillian Carolyne Flores Brito.

Participantes

A oficina contou com a participação de representantes dos 14 núcleos hospitalares de epidemiologia do Estado, são eles: Hospital Regional de Dianópolis (HRD), Hospital Regional de Miracema (HRM); Hospital Regional de Guaraí (HRG); Hospital Regional de Gurupi (HRG), Hospital Regional de Paraíso (HRP) e Hospital Regional de Augustinópolis (HRAGU), Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN), Hospital e Maternidade Tia Dedé (HMTD) - Porto Nacional; Hospital Regional de Araguaína (HRA); Hospital Municipal de Araguaína (HMA); Hospital Dom Orione (HDO) e Hospital de Doenças Tropicais (HDT/UFT) - Araguaína.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS