QUIROPRAXIA
Francisco Dimitre Pereira é professor do colegiado de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis e estuda os efeitos da quiropraxia em pacientes com dor na lombar.
O professor pesquisador e fisioterapeuta Francisco Dimitre Pereira representou a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis no 13º Congresso Internacional de Fisioterapia, ocorrido de 21 a 24 de setembro em Florianópolis/SC.
O docente participou da programação com a apresentação de uma de suas pesquisas desenvolvidas na Universidade: “Efeito imediato de uma manipulação quiropráxica da coluna lombar na sintomatologia álgica em indivíduos com dor lombar não específica”. A pesquisa foi realizada no Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Unitins.
A pesquisa também abrangeu acadêmicos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (Pibiex) vinculados à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex).
A participação do professor Francisco Dimitre faz parte das políticas internas de incentivo à pesquisa da Unitins e de valorização dos servidores. O docente foi contemplado no Edital Nº 09/2022 de Apoio Financeiro para Eventos no Brasil. “Participar do 13ª Congresso Internacional de Fisioterapia é uma satisfação indescritível, ainda mais de levar nossas pesquisas realizadas na Unitins, com resultados que podem mudar a vida da comunidade da nossa região”, comentou o pesquisador.
A coordenadora do curso de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, Hanari Tavares, destacou a relevância da participação do professor em um evento de expressão internacional. “Para nós, é motivo de muito orgulho ver os nossos professores e acadêmicos alçando voos tão altos. Essas participações levam o nome da Universidade e do nosso curso para junto de outras instituições de ensino consolidadas, colocando o Tocantins entre os estados brasileiros com investimento em pesquisa”, comemorou.