Facebook
24/03/2023 - 19h18m

LILIAN NATÁLIA

AUGUSTINÓPOLIS: Professora da Unitins conquista título de doutora com pesquisa pioneira no Estado

Por Bico 24 Horas

A tese é intitulada “Perfil socio-demográfico e comportamental de populações urbanas e quilombolas do Estado do Tocantins e a ausência de infecção pelo Vírus T-Linfotrópico Humano 1 e 2 (HTLV-1 e HTLV-2)”.

A professora doutora Lilian Natália Ferreira, que chegou a coordenadar uma pesquisa financiada pela Opas no Tocantins (Foto: Ananda Portilho)

A professora Lilian Natália Ferreira, do colegiado de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Augustinópolis, conquistou o título de doutora em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará (UFPA), no dia 17 de março.

A pesquisa que rendeu o novo título à docente foi pioneira no Tocantins, pois buscou mapear a prevalência do Vírus Linfotrópico da Célula Humana (HTLV) em populações quilombolas e urbanas tocantinenses. Essa foi a primeira vez que um estudo desse tipo foi realizado no Estado. A tese foi intitulada “Perfil socio-demográfico e comportamental de populações urbanas e quilombolas do Estado do Tocantins e a ausência de infecção pelo Vírus T-Linfotrópico Humano 1 e 2 (HTLV-1 e HTLV-2)”.

Estou muito feliz, pois é a realização de um sonho. Estudei e me dediquei muito durante os três anos que passei no Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários. Me orgulho da pesquisa que desenvolvi, principalmente, por saber que ela é pioneira no nosso Estado. Agradeço a todos que estiveram comigo neste período difícil. Agora podemos celebrar a conclusão de mais um título”, comemorou Lilian, que durante todo o período de qualificação precisou se dividir entre o Tocantins e o Pará.

A professora doutora Lilian Natália Ferreira foi a primeira de sua família a conquistar um diploma de ensino superior. Filha do seu Dico e da Dona Ana, e vinda de uma família com seis irmãos, Lilian também foi a primeira a concluir um doutorado.

"Como professora e pesquisadora, gostaria de expressar minha profunda gratidão à Universidade Estadual do Tocantins pela oportunidade e suporte que recebi durante a execução da pesquisa, em especial às pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, e Extensão [Cultura e Assuntos Comunitários], a coordenação do curso de Enfermagem e a todos os meus alunos e colegas que contribuíram no desenvolvimento dessa pesquisa. A Unitins me deu a oportunidade de participar de eventos científicos internacionais, onde pude apresentar meu trabalho e interagir com pesquisadores de todo o mundo. Essas experiências foram inestimáveis para o meu desenvolvimento como pesquisadora e para expandir minha rede profissional", agradeceu.

HTLV

O Vírus Linfotrópico da Célula Humana (HTLV) atinge o sistema de defesas do organismo humano e é da mesma família do HIV, causador da Aids. Estima-se que 5% dos infectados com HTLV possam desenvolver algum dos problemas de saúde associados ao vírus, como doenças neurológicas degenerativas, leucemia e outros problemas de saúde relacionados a essas enfermidades. O HTLV pode permanecer sem sinais ou sintomas por muito tempo e o portador muitas vezes não sabe que está infectado. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento. A transmissão, semelhante ao HIV, também ocorre por via sexual.

Resultados

O estudo não encontrou prevalência de HTLV -1/-2 nas populações pesquisadas. A pesquisa alcançou 1.079 pessoas, sendo 303 quilombolas e 776 da população urbana de Araguatins, Augustinópolis e Palmas. A tese ainda não está disponível para consulta.

É muito bom ver a concretização de mais uma etapa de sucesso na trajetória dessa mulher de origem simples que vem se destacando através da educação. Tenho muita admiração pela determinação da, hoje, doutora Lilian Natália. Ela é uma referência como pesquisadora e, dentro da universidade, inspira e incentiva os nossos acadêmicos a vivenciar a ciência”, elogiou e comemorou a coordenadora do curso de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, Hanari Tavares.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS