UNITINS
Janayna Araújo estuda a transexualidade na adolescência e recebeu premiação de melhor poster comentado.
A professora doutoranda Janayna Araújo do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis teve uma de suas pesquisas premiadas no 16º Congresso Brasileiro de Adolescência, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), ocorrido de 23 a 26 de agosto, no Rio de Janeiro/RJ.
A docente estuda a transexualidade entre adolescentes e jovens, e foi premiada na categoria melhor poster comentado com o trabalho “Adolescentes e Jovens Transexuais: a identidade, a vivência e o desafio de ser e viver a transexualidade”. A pesquisa teve como objetivo “conhecer o processo de formação da identidade de gênero de adolescentes e jovens transexuais, concomitante com os desafios de ser trans na vida cotidiana”.
O trabalho é exploratório, empírico, de cunho descritivo e de abordagem qualitativa e foi desenvolvido por meio de 20 entrevistas de adolescentes/jovens transexuais de 18 a 24 anos. Em uma das entrevistas, um dos jovens entrevistados relatou: “Eu já passei por várias situações constrangedoras na escola, porque sempre vem aquelas coisas, lá vem a travesti, lá vem isso”.
Além da professora Janayna, a pesquisa tem como autores: Ana Letícia Rodrigues Nunes (Unifesp), Carolina Maria Soares Cresciulo (Prefeitura de Votorantim), Denise Chrysostomo Susuki (Unifesp), Rafael Annunciato Neto (Unifesp), Maria Sylvia de Souza Vitalle (Unifesp).
O 16º Congresso Brasileiro de Adolescência reuniu pesquisadores e profissionais de todo o país. Para a professora Janayna Araújo, “foi uma experiência única e uma oportunidade excelente para conhecer mais ainda sobre a saúde dos adolescentes, bem como para discutir temas atuais e relevantes acerca do cuidado desse público tão peculiar e distinto”, observou.
Além do trabalho premiado, a professora também apresentou outra pesquisa e participou de uma mesa de debates para discutir os resultados. “O congresso me proporcionou a oportunidade de apresentar dois trabalhos que estão sendo escritos e executados ao longo de meses juntamente com minha orientadora, a professora doutora Maria Sylvia de Souza Vitalle. Sem ela, jamais seria possível a abertura de tantas portas para que eu pudesse levar os nossos trabalhos e, principalmente, representar a Unifesp e a Unitins. Que tudo isso possa servir de resultado positivo para os meus alunos trilharem o mesmo caminho: o de fazer este país um lugar melhor para os adolescentes”, concluiu.
A coordenadora do curso de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, Hanari Tavares, parabenizou a docente. “Saber da premiação da professora Janayna nos deixa imensamente felizes por vê-la colhendo frutos de muita dedicação a suas pesquisas e seus trabalhos e, agora, merecidamente premiada”, pontuou.