REUNIÃO
Mais um passo foi dado nesta quinta-feira, 11, para implantação do curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), no Câmpus Augustinópolis. O reitor da Unitins, Augusto Rezende, apresentou ao Conselho Estadual de Saúde o Plano Pedagógico do Curso (PPC) de Medicina, durante reunião virtual com os membros do Conselho.
A implantação do curso já seguiu o rito interno na Unitins e agora o PPC tramita no Conselho Estadual de Educação e também no Conselho Estadual de Saúde.
O reitor explicou que a apresentação realizada faz parte do requisito legal para institucionalização do curso. "Hoje apresentamos o PPC para o presidente e os conselheiros de Saúde. Passamos toda a informação referente à criação do curso, explicamos que é uma ação planejada e que conta com todo o apoio do Governo do Estado, dos deputados estaduais, e é uma necessidade da região do Bico do Papagaio, onde o curso irá funcionar. Em Augustinópolis, já temos curso da área da Saúde, que é Enfermagem, então, na verdade, estamos unindo e entrando numa região e área com habilidades e conhecimento técnico. Foi uma reunião muito boa", destacou o reitor.
A partir da reunião, o Conselho montou uma comissão interna, que avaliará o material apresentado e emitirá parecer a respeito.
O curso terá duração de seis anos, com carga horária conforme recomenda a legislação.
Apoio
Em dezembro passado, o governador do Estado, Mauro Carlesse, e o reitor apresentaram o PPC do curso à comunidade da região de Augustinópolis. Eles reforçaram que 50% das vagas nos vestibulares da Universidade Estadual são destinadas aos egressos da rede pública de ensino.
A Unitins conta com o apoio importante dos deputados estaduais. Ao todo, já foram R$ 2,5 milhões em emendas para a implantação do curso, sendo R$ 500 mil de cada deputado estadual a seguir: Jair Farias, Eduardo Siqueira Campos, Fabion Gomes, Amélio Cayres e Ricardo Ayres.