IML
Reitor Augusto Rezende se reuniu com agentes de necrotomia do IML de Araguatins.
O reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, reuniu-se na manhã da última quinta-feira, 7, com os agentes de necrotomia Neuton Rodrigues de Melo Júnior e Gilson dos Reis do Instituto Médico Legal de Araguatins, no Câmpus Augustinópolis, para discutir uma possível ampliação da parceria já existente entre a Instituição e o IML.
A parceria foi firmada em agosto de 2022 para viabilizar o estudo e a pesquisa técnico-científica no campo da Anatomia Humana, Anatomia Patológica e prática Médico-Legal nos cursos de Enfermagem e Medicina por meio da destinação de cadáveres indigentes para o Laboratório de Anatomia da Unitins – Câmpus Augustinópolis, assim como de peças anatômicas. Atualmente, a Universidade possui três cadáveres para estudo.
A contrapartida da Unitins é atuar para a capacitação dos policiais civis do Estado do Tocantins por meio dos cursos de atualização e pós-graduação, e fortalecer a estrutura das unidades do IML com manutenção e aquisição de equipamentos. A reunião desta quinta-feira discutiu a viabilidade da utilização dos laboratórios do Complexo de Ciências da Saúde para otimizar os serviços do IML.
“Essa reunião projeta imensos ganhos não só para a equipe do Núcleo de Medicina Legal, assim como para a Unitins, uma vez que se a gente consegue ampliar a parceria que já existe a ponto de realizar exames técnicos na estrutura da Instituição, os alunos poderão ter acesso a essas práticas, representando um enorme ganho pedagógico”, opinou o agente de necrotomia Gilson dos Reis.
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, destacou que a reunião com o IML foi para “analisar a efetividade das nossas parcerias e ver a ampliação dos Termos de Cooperação Técnica aqui no Bico do Papagaio”. O gestor fez uma visita ao CSS juntamente com os agentes e técnicos administrativos da Unidade.