Facebook
25/08/2022 - 09h02m

REUNIÕES

AUGUSTINÓPOLIS: Reitoria da Unitins se reúne com profissionais de saúde para alinhar demandas do curso de Medicina

Redação

O objetivo das reuniões foi apresentar os próximos passos pensados para os cursos de graduação da área da saúde.

O reitor Augusto Rezende ouviu médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários (Foto: Lourrany Parente/Dicom Unitins)

Próximo de completar o primeiro ano de fundação do curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Augustinópolis, o reitor da instituição, Augusto Rezende, se reuniu com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de endemias e de saúde de Augustinópolis na noite desta terça-feira, 23. O objetivo das reuniões foi apresentar os próximos passos pensados para os cursos de graduação da área da saúde, bem como alinhar as demandas entre universidade e sistema de saúde local, que recebe os alunos durante suas aulas práticas.

Na oportunidade, os profissionais de saúde também puderam expressar suas opiniões e tirar dúvidas diretamente com o reitor. Para a médica Byanca Borges Bispo, da UBS Boa Vista, que será preceptora dos acadêmicos do 2º período neste semestre, “a expectativa é muito positiva, pois os alunos são solícitos e, agora, vêm mais maduros, assim como a unidade básica de saúde já está mais adaptada à rotina com a presença dos acadêmicos. O objetivo é colaborar com a formação dos alunos para que eles entendam o funcionamento dentro da UBS e como funciona a medicina com a comunidade”.

A reunião contou com a participação do secretário municipal de saúde de Augustinópolis, Yatha Anderson Pereira Maciel, que destacou o ganho que o sistema de saúde local adquiriu ao longo do último ano. “Os professores e acadêmicos de Medicina têm uma parcela bem grande de contribuição no que diz respeito aos nossos objetivos na promoção de saúde e prevenção de doenças. A partir do momento que os alunos absorvem os conhecimentos teóricos e os associa às práticas dentro das nossas UBS, do CAPS, da UPA e em todos os nossos estabelecimentos de saúde faz uma grande diferença, uma vez que as ações em campo têm sido intensificadas e o resultado disso é um pouco mais de facilidade para alcançar os nossos indicadores de saúde”, comentou.

Além de fazer projeções para a área da saúde e ouvir as demandas dos profissionais de saúde de Augustinópolis, a reitoria da Unitins também se colocou à disposição para viabilizar cursos de pós-graduação para capacitar os profissionais que já atuam no município.

Nossa estrutura, tanto do curso de Enfermagem, quanto do curso de Medicina, é baseada nos princípios do SUS, nos eixos do SUS que têm como enfoque saúde e comunidade. Então, esses são os focos estruturantes da Unitins. É filosofia da universidade trabalhar essa prática desde o primeiro período do curso de graduação. Nossos alunos são frequentadores das estruturas de saúde para que a gente tenha certeza que estamos potencializando a prática para esses acadêmicos, como também potencializamos a capacidade de atendimento, dentro do limite da participação do aluno e do preceptor das unidades frequentadas pelos nossos acadêmicos. A parceria com a Secretaria Municipal de Saúde é uma via de mão dupla, pois da mesma forma que o município abriu toda a sua estrutura para a universidade, nada melhor do que a Unitins mostrar o quanto é importante essa parceria por meio da valorização e capacitação gratuita dos profissionais que já estão inseridos nesse cenário”, explicou o reitor Augusto Rezende.

Para os profissionais de saúde presentes, a notícia foi recebida com entusiasmo. “Vale muito para o nosso, tanto no âmbito educacional, quanto no âmbito educacional. A qualidade de atendimento no município também é ampliada, porque vai gerando conhecimento e novos empregos”, pontuou o agente comunitário de saúde Silvano da Conceição Silva.

Laboratórios

O Complexo de Saúde da Unitins, que abriga os laboratórios para aulas práticas dos cursos de Enfermagem e Medicina, já está em fase de conclusão. No fim da manhã desta quarta-feira, 24, o reitor Augusto Rezende visitou o prédio para acompanhar as etapas finais de montagem. Durante sua visita, o gestor também anunciou o convênio entre a Unitins e o Instituto Médico Legal (IML) por meio de seus núcleos em Araguatins e Tocantinópolis, para a destinação de cadáveres não reclamados que servirão para estudos e formação dos futuros profissionais de saúde.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS