HRAUG
Os voluntários colaboraram para garantir a continuidade dos atendimentos hospitalares.
Na manhã desta quinta-feira, 02, o Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) mobilizou os servidores para se voluntariar à doação de sangue. O intuito foi colaborar com a reposição dos estoques da Hemorrede Tocantins e assim, garantir a continuidade dos serviços hospitalares, bem como a realização de cirurgias eletivas.
Na prática de um dos mais nobres gestos cívicos, os servidores da unidade deram exemplo de como praticar amor ao próximo. “A doação é um ato importante, uma vez que o Estado do Tocantins está com baixo estoque de sangue, e isso pode acarretar graves consequências como inviabilizar a realização de procedimentos cirúrgicos”, afirmou a diretora geral do HRAUG, Cristiane Uchoa.
“A Hemorrede encontra-se com níveis críticos para todos os tipos sanguíneos, ainda mais quando passamos por ocasiões comemorativas ou feriados prolongados, pois neste período há uma baixa considerável nos estoques devido à diminuição das doações,” explicou a superintendente da Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes.
Você sabia?
Doar sangue é seguro e não prejudica a saúde do doador, uma vez que o corpo é capaz de produzir o volume doado em 24 horas. Além disso, os bancos de sangue realizam rigorosos testes de qualidade e segurança antes de liberar o sangue para uso, garantindo a saúde dos pacientes que recebem transfusões.
Uma vez coletado, o sangue é dividido em até 4 componentes: Concentrado de Hemácias (CH), Concentrado de Plaquetas (CP), Plasma Fresco Congelado (PFC) e Crioprecipitado (CRIO), que podem ser utilizados como produto terapêutico em até 4 pacientes diferentes. Não há substituto para o sangue. Doe!