Facebook
20/05/2023 - 09h36m

OFICINA

AUGUSTINÓPOLIS: Simulação de desmaio e primeiros socorros chama atenção de público da Agrotins

Por Bico 24 Horas

A encenação do curso de Enfermagem da Unitins de Augustinópolis demonstrou um caso de síncope, um desmaio, neste caso, motivado pelo calor excessivo.

Oficina ocorreu na Vitrine Agrotecnológica e atraiu a atenção dos visitantes (Foto: Ananda Portilho/Dicom Unitins)

Com o termômetro marcando 31º e uma sensação térmica beirando os 38º, o curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Augustinópolis, surpreendeu os visitantes da Vitrine Agrotecnológica da Universidade na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), no início da tarde de quinta-feira, 18, com uma simulação realística.

A encenação demonstrou um caso de síncope, um desmaio, neste caso, motivado pelo calor excessivo. A atuação chocou os presentes e chamou a atenção, chegando a reunir um grupo em torno da suposta vítima para prestar socorro. As reações foram diversas, mas muito do conhecimento popular predominou.

A coordenadora do curso de Direito/Câmpus Palmas, Beatriz Mafra, estava presente no momento da simulação e foi uma das pessoas que tentou ajudar. “Foi muito real, eu acreditei. A moça ainda falou que ele estava apresentando sintomas momento antes e ninguém viu. Como está muito quente, foi mais fácil de acreditar. Algumas pessoas queriam pegar água com açúcar, jogar água nele, trazer álcool para cheirar, então foi muito importante porque logo depois eles explicaram o procedimento correto.”

Pedro Augusto Batista é acadêmico do 1º período de Medicina e foi quem fingiu o desmaio. “Foi até engraçado, mas também muito importante ver as pessoas se mobilizando para ajudar, mesmo que não tivessem conhecimento de como agir. A oficina de Primeiros Socorros foi fundamental para explicar as formas de socorrer alguém em casos assim”, pontuou.

A oficina de Primeiros Socorros foi oferecida no mesmo espaço da simulação. Os estudantes de Enfermagem e Medicina explicaram passo a passo de como agir em situações de desmaio, parada cardiorrespiratória e engasgo.

Ano passado nós estivemos aqui e observamos o quanto é quente, tendo presenciado, inclusive, casos de pessoas passando mal por causa do calor, então este ano resolvemos trazer orientações acerca de primeiros socorros para capacitar as pessoas”, explicou a acadêmica Cássia Neves, de Enfermagem.

A oficina foi uma proposta da professora Késia Chaves, do colegiado de Enfermagem. “Quando você domina técnicas de primeiros socorros pode salvar a vida de alguém em caso de necessidade. Escolhemos iniciar com uma simulação realística porque queríamos ver como as pessoas reagiriam, o que elas iam sugerir, para que depois a gente pudesse explicar as técnicas de socorro”, observou.

Simulação mobilizou pessoas que passavam pelo local (Foto: Ananda Portilho/Dicom Unitins)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS