Facebook
19/09/2023 - 15h10m

SAÚDE

AUGUSTINÓPOLIS: Unitins define grupo médico para Comissão para Estudos e Implantação da Comissão de Residência Médica

Por Bico 24 Horas

Comissão tratará com Ministério da Saúde a residência médica no Hospital Regional de Augustinópolis.

Pesquisador manipula instrumentos em laboratório da Unitins (Foto: Nonato Silva)

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) designou cinco médicos para integrarem a Comissão para Estudos e Implantação da Comissão de Residência Médica (Coreme) da Instituição em parceria com o Hospital Regional de Augustinópolis. A publicação foi feita na sexta-feira, 15, no Diário Oficial do Estado (veja aqui).

A comissão será presidida pelo médico Valdir Francisco Odorizzi e composta pelos médicos Fábio Roberto Ruiz de Moraes, Victor Giovannino Accetta, Rogério Lucena Almeida e Ana Ignes Lacerda de Andrade Vasconcelos.

O reitor Augusto Rezende sempre está um passo à frente em relação ao curso de Medicina da Unitins. É perceptível sua preocupação para o desenvolvimento da graduação de modo que, de lá, saiam profissionais de excelente qualidade. A residência médica é, na realidade, a continuidade do curso de Medicina da Unitins, factível de ser realizada no Hospital Regional de Augustinópolis. Com a parceria entre a instituição de saúde e a Universidade por meio da aplicação de recursos, o hospital tem melhorado sua qualidade de atendimento e se tornado ainda melhor como campo de estágio para os alunos”, explicou o presidente da comissão, o médico Valdir Francisco Odorizzi.

A coordenadora do curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis, a médica Hellen Dayanny Pinheiro, destacou que a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos como cursos de especialização. “A Comissão de Residência Médica (Coreme) é uma descentralização, em âmbito das instituições formadoras, da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) que é responsável pela regulação e supervisão dos programas de Residência, bem como o credenciamento e recredenciamento de Instituições que ofertarão essas Residências, sejam elas públicas ou privadas”.

A médica também ressaltou que “considerando a evolução do curso de graduação em Medicina na cidade de Augustinópolis, a implantação do Serviço de Residência Médica no Hospital Regional de Augustinópolis vem agregar ainda mais avanços, não apenas ao curso em si, mas também melhorar a estruturação dos serviços de saúde do Bico do Papagaio, qualificar os profissionais que atuam na região e se tornar mais uma porta para que nossos egressos possam seguir com sua jornada profissional no Estado do Tocantins”, concluiu.

A portaria que designou a Comissão para Estudos e Implantação da Comissão de Residência Médica foi assinada pelo reitor Augusto Rezende. “Entendemos que precisamos avançar no contexto da área da saúde na região do Bico do Papagaio, de Augustinópolis, do hospital [HRAug] e desse ciclo de formação médica. A residência é uma parte desse ciclo, então a Universidade já tinha no seu planejamento e modelou nesse momento a criação da Comissão para iniciar os procedimentos para tentar, junto do Ministério da Saúde, a residência médica, que é muito importante para o hospital que pode reter o aluno médico em sua estrutura hospitalar, aumentando a capacidade de atendimento do Hospital Regional de Augustinópolis. Isso aumenta a capacidade de atendimento da unidade hospitalar, aumenta o nível de serviços oferecidos”, pontuou o reitor.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS