ABERTA AO PÚBLICO
Programação é aberta ao público. Escolas podem agendar horários para visitação.
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis promove, nesta próxima quinta-feria, 25 de abril, a “I Mostra de Ciências da Vida: uma imersão pelo mundo da morfologia”, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e no Câmpus Augustinópolis, ambos localizados na cidade que nomeia a unidade, nos períodos matutino, vespertino e noturno.
A programação é aberta à comunidade e as escolas interessadas podem realizar agendamento para visita. A Mostra vai apresentar os sistemas do corpo humano: respiratório, cardiovascular, renal, esquelético e muscular com a utilização de peças humanas do acervo dos cursos da área da Saúde da Instituição.
O Museu de Zoologia e Taxidermia José Hidasi da Unitins, com funcionamento em Palmas, fará o deslocamento de uma miniexposição com 14 peças de animais taxidermizados como tamanduás, veados, lobo guará, onças, macacos e outras espécies do Cerrado, que também vai compor a programação da I Mostra de Ciências da Vida da Unitins.
“Precisamos fazer esse conhecimento circular pelo nosso Estado. A coleção que vamos apresentar é de animais que representam o bioma Cerrado. Nosso objetivo é promover educação ambiental para as comunidades tocantinenses”, explicou a curadora interina do Museu de Zoologia e Taxidermia José Hidasi, Chryss Ferreira Macêdo.
A I Mostra de Ciências da Vida é uma realização do Grupo de Pesquisa de Anatomia Humana Básica Aplicada e Anatomia Comparativa (Anatobac) em parceria com a Liga Acadêmica de Estudos Morfofuncionais (Laem) e o Museu de Zoologia e Taxidermia Jose Hidasi. A programação contará com o apoio da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (Laue).
Para a professora Sylla Figueredo, coordenadora do Anatobac e organizadora do evento, “esse é um momento de aproximar a comunidade da Universidade e disseminar conhecimento para crianças e adolescentes do ensino básico e para os estudantes da área da saúde do ensino superior. Convidamos toda a população de Augustinópolis e da região para participar dessa programação inédita”, concluiu.
A diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, reforçou o convite para a comunidade. “Trabalhamos para promover o ensino, a pesquisa e a extensão, que é uma oportunidade de colaborar na formação mais humanizada dos nossos acadêmicos e oportunizar à comunidade experiências inéditas e de grande valor educativo”.