Facebook
18/11/2022 - 10h10m

ENFERMAGEM

AUGUSTINÓPOLIS: Unitins realiza roda de conversa com idosos sobre os cuidados no uso de plantas medicinais

A conversa foi guiada pelos estudantes de enfermagem, que levaram informações sobre plantas comumente utilizadas pela comunidade para o tratamento de doenças e mal-estar.

Idosos receberam certificação após a conclusão da atividade (Foto: Ananda Portilho/Dicom Unitins)

Os cuidados no uso de plantas medicinais na terceira idade foi tema da roda de conversa realizada por acadêmicos de Enfermagem do Câmpus Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) na tarde de quarta-feira, 16, na Unidade de Saúde da Família IV, em Augustinópolis. Os participantes do grupo Idosos em Movimento foram o público-alvo do evento.

A conversa foi guiada pelos estudantes de enfermagem, que levaram informações sobre plantas comumente utilizadas pela comunidade para o tratamento de doenças e mal-estar, como erva-cidreira, capim-santo, boldo, hortelã, entre outras. Os idosos receberam orientação sobre o manuseio e os riscos de abusar do consumo de algumas plantas medicinais. Eles também colaboraram com a discussão trazendo conhecimento empíricos adquiridos por eles ao longo de suas vidas.

O seu João Fernandes, de 67 anos, contou que tem uma vasta plantação em casa e faz consumo recorrente de diversos chás. “Eu tenho de tudo plantado, sempre estou tomando um chazinho. Hoje eu aprendi mais coisas aqui e achei muito bom”, comentou.

Seu Cícero e seu José Fernandes enquanto visualizam as plantas mostradas pela acadêmica Soraya (Foto: Ananda Portilho/Dicom Unitins)

A enfermeira da unidade de saúde, Maria Onice Lopes Bezerra Alcântara, agradeceu a realização da ação. “A parceria é sempre bem-vinda, principalmente para nós que trabalhamos com Atenção Primária à Saúde. Os recursos humanos que a Unitins disponibiliza nos ajuda a promover Educação em Saúde. Estamos e continuamos de portas abertas”, assinalou.

A roda de conversa sobre os cuidados no uso de plantas medicinais na terceira idade foi proposta pelos próprios acadêmicos que cursam a disciplina extensionista Saúde Ambiental, ministrada pela professora Lilian Natália. No final da ação, os idosos receberam um certificado validando suas participações na atividade.

Para a acadêmica Soraya da Silva Lima, a ação foi fundamental. “Tanto para os acadêmicos, quanto para os idosos, pois adquirimos conhecimento com a experiência deles. Eu gostei muito da roda de conversa com eles e espero que as informações repassadas possam ajudar no modo como eles cuidam da própria saúde”, comentou.

Grupo de acadêmicos proporcionou um momento de aprendizado para os idosos em Augustinópolis (Foto: Ananda Portilho/Dicom Unitins)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS