CONSELHO DA EDUCAÇÃO
A comissão do Conselho Estadual da Educação conheceu a estrutura da Unitins por meio de suas salas de aula, laboratórios, biblioteca, Núcleo de Práticas Jurídicas e demais setores de suporte ao professor e ao aluno.
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) recebeu a comissão do Conselho Estadual da Educação (CEE) para a renovação do reconhecimento do curso de Direito, no Câmpus Augustinópolis, na última quinta e sexta-feira, 8 e 9 de dezembro, para as visitas in loco com o objetivo de fiscalizar e avaliar as condições em que o curso é ofertado na instituição.
Durante os dois dias de atividades, a comissão pode conhecer a estrutura da Unitins por meio de suas salas de aula, laboratórios, biblioteca, Núcleo de Práticas Jurídicas e demais setores de suporte ao professor e ao aluno. Além disso, também houve análises de diversos documentos. O CEE também observou a eficiência das plataformas on-line para atendimento à comunidade acadêmica.
A análise incluiu a audição de acadêmicos do curso de graduação, reuniões com os setores administrativos e pedagógicos, bem como com o colegiado do curso de Direito do Câmpus Augustinópolis. Após fazer a verificação in loco, a comissão se reuniu de forma on-line com a reitoria da Unitins. Participaram da reunião os três membros da comissão do CEE, o reitor da Unitins, Augusto Rezende; a vice-reitora da Unitins, Darlene Texeira Castro; a pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita Czapski; a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitária, Kyldes Vicente; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Flávia Gouveia; o pró-reitor de Administração e Finanças, Ricardo Oliveira; a diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Leite Padilha; e a coordenadora do curso de Direito, Sarah Coêlho Lima.
De acordo com a pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruíta Czapski, o CEE pontuou a evolução do curso de graduação. “O conselho pontuou de forma positiva o compromisso e empenho da coordenação e dos professores do curso, exaltando a titulação que temos no nosso colegiado e, principalmente, a identidade de pertencimento que os discentes espelharam durante a visita do CEE a Augustinópolis. Sempre receberemos o conselho de braços abertos. Eles fizeram poucas indicações em relação às melhorias e, com isso, temos a certeza que estamos trilhando um caminho qualitativo, contribuindo para o desenvolvimento regional do Bico do Papagaio”, ressaltou.
Para o reitor da Unitins, Augusto Rezende, essas visitas do conselho são oportunidades para que a universidade avance. “É uma percepção externa dos avaliadores para direcionar no que a universidade precisa avançar, valorizar o que a universidade já avançou e valorizar o que a Unitins tem de concreto. Somos muito gratos por essa visita. Aproveito para agradecer à toda equipe do curso de Direito, à diretoria do câmpus, e à coordenação do curso por envolver os professores, o NDE, os colegiados em prol dessa visita. Tenho certeza que teremos bons resultados”, projetou o gestor.
O material coletado e analisado durante as visitas in loco vai compor um relatório que será apreciado pelo pleno do CEE, que vai decidir pela renovação do curso de Direito do Câmpus Augustinópolis.