SAÚDE
A iniciativa visa ações conjuntas para organizar os serviços de vigilância, de assistência do paciente e controle de vetores.
Com o objetivo de discutir, alinhar e organizar os serviços de vigilância, assistência ao paciente e controle vetorial nos municípios, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou de 13 a 16 de maio, assessoria e supervisão nos municípios de Carrasco Bonito e Axixá e visita técnica ao Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG). A ação coordenada pela Gerência de Vigilância das Arboviroses verificou alguns pontos, para melhoria do trabalho de vigilância epidemiológica hospitalar.
De acordo com a gerente de Vigilância das Arboviroses, Christiane Bueno, “esse trabalho de assessoria e supervisão é bastante importante, porque é através dele que, além do monitoramento realizado através das informações que os municípios alimentam nos sistemas, nós constatamos in loco o que realmente está sendo desenvolvido e executado pelas equipes municipais”.
“A partir da identificação de fragilidades fazemos um diagnóstico da situação local e um trabalho de treinamento e assessoria com os municípios, no intuito de organizar os serviços de vigilância, de assistência do paciente, de controle do vetor e também as ações em conjunto, intra e intersetoriais, por meio da discussão da sala municipal de combate ao AEDES”, acrescentou a gerente.
"Esta assessoria com os diferentes segmentos envolvidos na assistência direta ao paciente fortalece vínculos e otimiza o fluxo ora estabelecido, identificando as responsabilidades de cada ator, qualifica a assistência e promove a saúde de toda a população", ressaltou a enfermeira e coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do HRAUG, Márcia Cristina Boldrin de Siqueira.