Com intuito de reduzir a mortalidade infantil e desenvolver um trabalho da gestação ao nascimento da criança até os dois meses de vida, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceira com o Ministério da Saúde, realizou nesta quarta-feira, 23, no auditório da Unitins, a Oficina de Atenção Integrada as Doenças Integradas Prevalentes na Infância (AIDPI Neonatal).
De acordo com a facilitadora e técnica da Coordenação Geral de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Rosemeire da Mota Barros, a estratégia AIDPI Neonatal vem sendo trabalhada em todo o Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, que apresentam um alto Ãndice de mortalidade neonatal. "Acreditamos que se a Atenção Básica desenvolve um pré - natal e uma assistência de qualidade nos primeiros dias de vida do recém-nascido, com certeza irá reduzir a mortalidade infantil e materna", afirmou.
A enfermeira e técnica da área da Criança da Sesau, Ana Nunes, destacou que a estratégia envolve profissionais dos municÃpios, hospitais e universidades e visa melhorar ainda mais a humanização no atendimento à criança e à gestante.
Uma profissional que está aproveitando a oportunidade para se qualificar é a enfermeira de Axixá do Tocantins, Poliana Araújo. Para ela, o curso é muito importante porque aborda as doenças prevalentes na primeira infância, fase de muitas causas de mortes de recém -nascidos. "O curso orienta a prevenção antes da concepção. O profissional já vai preparar a mãe para ela engravidar, com os cuidados necessários para que ela tenha uma gestação que não seja complicada, para que o bebê venha nascer bem. Para o municÃpio isso é bom porque nós, profissionais, começamos a promoção em saúde na Unidade Básica de Saúde (UBS), onde vamos acolher, conhecer a famÃlia, a rotina e hábitos por meio de visitas domiciliares, acompanhando todo o pré-natal, e se detectarmos algum problema referenciamos para o local correto", explicou.
O curso é destinado a médicos e enfermeiros dos municÃpios tocantinenses. Na oportunidade, são ofertadas aulas teóricas e práticas de reanimação neonatal. Também está prevista a oferta do curso no mês de novembro para outros municÃpios.