ESPORTE
Evento ocorreu no último fim de semana, entre os dias 25 e 26 de setembro, em parceria com a prefeitura de Axixá.
Com incentivo da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), a cidade de Axixá do Tocantins, comemora o sucesso de mais uma edição do evento Desafio Serra do Estrondo de Mountain Bike. O evento ocorreu no último fim de semana, entre os dias 25 e 26 de setembro. A iniciativa é uma realização da equipe GAMA Adventure em parceria com a prefeitura de Axixá.
A 1ª edição Mountain Bike contou com a participação 250 atletas de várias cidades do Tocantins e dos estados do Pará e Maranhão. O evento aberto ao público contou com lojas de produtos de bicicletas, vestuários, oficinas, degustação de produtos naturais e atração cultural no bike fest.
De acordo com a organização do evento, a ideia foi transformar o município de Axixá na capital do ciclismo. “Intenção de evento, além de promover o ciclismo na modalidade de Mountain Bike, sendo o maior evento do norte do Tocantins, também é de promover o ecoturismo que movimentou a economia da cidade como hotéis, bares, posto de combustíveis e restaurantes, movimentando o turismo do município”, explicou o idealizador do Desafio Serra do Estrondo de Mountan Bike, Adailton Gama, ressaltando que a Serra do Estrondo é ponto turístico mais conhecido e visitado da região do Bico do Papagaio.
No desafio, os atletas tiveram que enfrentar dois percursos, sendo um de 30 km de cicloturismo e o outro de Mountain Bike Rally de 70 Km, passando por estradas e trilhas fechadas, garantindo um contato direto com a natureza.
Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o evento é de grande importância, pois contribui para fomentar a cadeia do turismo no município. “O esporte de aventura contribui para o fomento do ecoturismo, pois permite que os participantes tenham contato com a natureza de forma responsável, além de fomentar a economia local”, pontuou.
Mountain Bike (MTB) é o esporte que coloca o ciclista na montanha e em qualquer lugar fora dela. Ou seja, é a modalidade mais versátil, pois a MTB tem peças e um design que permite que você pedale por qualquer terreno.