EM ENCONTRO DE GESTORES
Os gestores municipais do Tocantins puderam conhecer um pouco mais sobre a regionalização dos serviços de Proteção Social Especial e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) durante a palestra da gerente de Proteção Social Especial da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), Jesielle Rocha Paulino. A exposição aconteceu na tarde desta, terça-feira, 14, durante o Encontro Estadual de Gestores da Assistência Social, realizado de 13 a 15 de março no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas.
Segundo a gerente Jesielle, criar Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Ceras) foi a estratégia sugerida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) para atender a população em situação de violação de direito dos municípios menores do Estado. “A grande maioria dos municípios do nosso Estado são de pequeno porte e, por isso , não recebem financiamento federal para criasr os Creas e, muitas vezes, também não têm condições de mantê-los sozinhos, por isso serão montadas unidades regionais em municípios estratégicos, de forma a atender essas demandas”, explicou.
Inicialmente serão instalados seis Creas Regionais sendo eles em Axixá, Palmas, Wanderlândia, Pedro Afonso, Taguatinga e Gurupi. De acordo com Jesielle, o processo mais adiantado é o de Palmas. “A primeira região a ser contemplada com a regionalização será o Jalapão. Em breve, onze municípios serão atendidos em Palmas”, comemorou a gerente.
Quem também expressa satisfação com as novidades é a secretária de Habitação, Trabalho e Assistência Social de Mateiros, Mariene Tavarez de Souza. “Estamos muito felizes em saber que vamos contar com o apoio de um Creas em Palmas. Na área da Assistência Social é fundamental trabalhar com prevenção, mas não temos como fechar os olhos para as pessoas que tiveram seus direitos violados, pois essa é a hora em que elas mais precisam”, disse.
Para o secretário de Desenvolvimento Social de Palmas, José Geraldo, a implantação do Creas Regional é um avanço para a política estadual de Assistência Social e uma importante expressão da parceria entre os três entes federados: “Na área na assistência as necessidades são ilimitadas e os recursos são parcos, por isso é tão importante trabalharmos em parceria”, afirmou o gestor.