Facebook
06/11/2023 - 11h22m

SITUAÇÃO PRECÁRIA

Axixá, Sítio Novo e mais 16 municípios do Bico estão com a frota de ônibus escolares irregular

Por Bico 24 Horas

Levantamento apontou que quase 18 cidades do Bico do Papagaio não têm nenhum veículo considerado apto. Carros são responsáveis pelo transporte de crianças e adolescentes, muitas vezes da zona rural.

Situação dos veículos é precária (Foto: Divulgação/MPTO)

O transporte escolar no Tocantins tem 77% da frota inapta para levar os estudantes para a escola e retorná-los em segurança para a casa. Entre estes, estão 18 municípios do Bico do Papagaio.

A constatação é do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O órgão analisou as condições de 1.509 veículos usados no transporte escolar a partir da checagem em 32 itens de segurança veicular. A lista dos itens avaliados inclui freios, faróis, a presença de extintor de incêndio, as condições dos bancos de assento e dos pneus, a existência do cinto de segurança e até a limpeza do veículo. Também é avaliada a habilitação do condutor, se possui categoria adequada e se é especializado em curso de transporte escolar.

A frota de ônibus escolares de Angico, Araguatins, Augustinópolis, Axíxa, Buriti, Carrasco Bonito, Darcinópolis, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia, Praia Norte, Sampaio, Santa Terezinha, São Bento, São Sebastião, Sítio Novo e Tocantinópolis, foi considerada inadequada para circular.

Na vistoria do semestre o órgão classificou 1.201 dos veículos analisados como inaptos, o que dá 77% de toda a frota escolar do Estado.

Os inspetores encontraram 68 municípios com a frota 100% inapta para o serviço. É o caso de Axixá. O Detran vistoriou 6 veículos, todos oficial. Nenhum declarado apto.

A situação se repete em Sítio Novo, são 6 ônibus próprios. Todos inaptos, segundo o Detran. Augustinópolis, tem 4 oficiais. Nenhum é considerado apto pelo órgão estatal.

No Bico do Papagaio, apenas Cachoeirinha alcançou o percentual de 100% da frota apta. Segundo o relatório, o Detran encontrou 4 ônibus, todos oficiais.

Os dados de cada vistoria são repassados para o Ministério Público do Tocantins e para a Associação Tocantinense de Municípios (ATM). Algumas promotorias já ajuizaram ações civis contra os prefeitos com frota 100% irregular.

Inspeção do MPTO e Detran encontraram irregularidades no transporte escolar (Foto: Divulgação/MPTO)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS