RIO MANOEL ALVES GRANDE
Reforma geral deve prolongar vida útil e garantir boa condição operacional da embarcação, usada por moradores da região para o acesso à cidade de Nova Carolina, no Maranhão.
O Governo de Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), está realizando a reforma geral da balsa que faz a travessia do rio Manoel Alves Grande, ligando o município de Goiatins, região nordeste do Estado, à cidade de Nova Carolina, no Maranhão. A previsão é de que a reforma da embarcação seja concluída neste sábado, dia 20 de março.
De acordo com o coordenador da Residência Rodoviária de Araguaína, Maurício de Oliveira, a embarcação, com aproximadamente 30 metros, estava inoperante devido a problemas no casco. “A balsa está em funcionamento há cerca de 20 anos na região, a estrutura já apresentava desgaste pelo tempo e pelo uso, por isso precisava passar por uma reforma geral”, completa.
A embarcação, conhecida como Dona Didi em homenagem a uma das pioneiras na região, é um importante meio de acesso dos moradores locais a outras cidades do estado vizinho do Maranhão, como Nova Carolina. Enquanto a reforma ocorre, a travessia está sendo feita por meio de outra balsa operada por uma empresa de navegação, localizada a 40 km dessa travessia.
A secretária de Estado da Infraestrutura e presidente da Ageto, Juliana Passarin, explica que o uso de rios como via transporte é parte integrante de muitas comunidades no Estado. “Por isso, o Governo do Tocantins precisa manter embarcações como forma de facilitar o acesso a bens e serviços para essas comunidades”, afirma.