VEJA VÍDEOS
O Policial Militar estava de folga no momento do acontecido e prestou os primeiros socorros à criança.
Um bebê foi salvo graças a ação rápida de um policial militar de folga na noite desta quarta-feira, 09, na cidade de Paraíso do Tocantins. O menino estava desacordado e sem respirar após ter engasgado no ponto de apoio conhecido como Missioneira, saída norte da cidade, à margem da BR-153.
O caso aconteceu por volta das 20h e foi gravado pelas câmeras de segurança do local que funciona como ponto de parada de ônibus. A mãe informou que teria dado um pedaço de salgado e um pouco de suco ao garoto que, em seguida, começou a passar mal.
O cabo da Polícia Militar Neilson de Oliveira, lotado no 8º Batalhão da Polícia Militar, sediado na cidade de Paraíso, percebeu o alvoroço e agiu rápido no procedimento de reanimação. “Vi a gritaria e me aproximei. Então me disseram que a criança de colo estava engasgada. Foi quando peguei a criança, que estava desacordada e com o rosto roxo. Então iniciei a manobra” relatou o militar.
Após mais de dois minutos de massagem cardiopulmonar, o bebê finalmente voltou a respirar e ganhou cor, trazendo alívio aos pais e demais pessoas que presenciavam a cena.
Em seguida, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi chamada e a criança foi encaminhada ao Hospital Regional de Paraíso, onde foi atendida e passa bem.
O que fazer nestes casos?
Segundo a Polícia Militar, as ocorrências envolvendo crianças engasgadas são comuns e é importante que os pais ou responsáveis aprendam a fazer o procedimento para uma eventual urgência.
“Quem passar por esse tipo de situação deve, primeiramente, manter a calma e tentar colocar a criança de bruços sobre o antebraço, com o braço levemente abaixado, com a cabeça da criança apontada para baixo levemente e dar alguns tapas nas costas da criança de maneira que auxilie no desengasgo dela” recomenda.
É importante entrar em contato com as equipes de socorro o mais rápido possível. Para esse tipo de atendimento, a população pode ligar para o 190, telefone da PM ou também para o 193 do Corpo de Bombeiros.