ASSISTÊNCIA
Os custodiados das Unidades Penais do Bico do Papagaio e de todo os demais Sistema Penal tocantinense receberão bíblias doadas pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).
Na manhã desta terça-feira, 9, as entregas ocorreram na Unidade Penal de Palmas e Unidade Penal Feminina de Palmas, com o objetivo de fortalecer a assistência religiosa para pessoas em privação de liberdade. A ação contou com a doação de 1865 bíblias a serem distribuídas em todas as unidades penais do Tocantins e integra o Programa Mais Reintegração, idealizado pelo Sistema Penal, que promove assistência integral às pessoas privadas de liberdade.
O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes Alves, explica que a ação vem fortalecer as assistências asseguradas pela Lei de Execução Penal (LEP). “A assistência espiritual é de extrema importância e vem ao encontro do Plano de Reestruturação que contempla em um dos seus eixos a assistência religiosa, sendo executada por meio do Programa Mais Reintegração a fim de promover a garantia dos direitos humanos básicos e fundamentais”, frisou o gestor.
O custodiado, G.C.P.J, que trabalha na área de produção da Unidade Penal de Palmas, fala sobre as transformações que a espiritualidade pode causar em contexto de privação de liberdade. “A assistência religiosa nos traz um refrigério na alma e também vejo isso como uma virtude de grande valor por parte das pessoas que nos possibilitam momentos como esses que nos trazem riqueza espiritual. Quando estamos privados de liberdade temos a tendência a nos deprimir e o apoio espiritual é extremamente importante e uma porta de enriquecimento”, falou agradecido.
Entrega
As doações fazem parte do programa “Assessorar para Fortalecer os Vínculos Familiares dos Presos e Enfermos” da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e as entregas seguirão para todas as unidades penais do Estado pela equipe da Gerência em Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso da Seciju.
No momento das entregas dos livros religiosos aos custodiados de Palmas, o secretário regional da SBB do Brasil no Distrito Federal e Região, Pastor Gibson Santos, falou sobre as ações. “É um momento importantíssimo tanto para o Sistema Penal como para a sociedade porque estamos disponibilizando a essas pessoas em privação de liberdade um instrumento de transformação espiritual e social e, com esse Projeto, a SBB foca na recuperação da esperança dessas pessoas. Entendemos que a Bíblia tem virtudes e princípios que podem renovar as esperanças”, afirmou o pastor.
A ação também contou com a presença do pastor responsável pelo Projeto Universal nas Prisões (UNP), Rogério Santos, que realizou momento religioso com os custodiados, além de outros pastores de Palmas e equipes do Sistema Penal.