Facebook
23/05/2023 - 11h30m

JOGOS ESTUDANTIS

Bico do Papagaio inicia as disputas das Regionais de Tocantinópolis e Araguatins dos JETs 2023

Por Bico 24 Horas

As disputas das modalidades individuais ocorrem nesta terça-feira, 23, nas duas regionais.

Cerimônia de abertura do Jogos Estudantis do Tocantins em Tocantinópolis na Quadra Poliesportiva Beira Rio (Foto: Lenna Borges)

Os Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), promovidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), chegaram à região do Bico do Papagaio, nesta semana. Na segunda-feira, 22, a cerimônia de abertura ocorreu em Tocantinópolis, na Quadra Poliesportiva da Beira Rio. Nesta terça-feira, 23, será a vez de Araguatins realizar a cerimônia, às 18 horas, no Estádio municipal João de Deus Miranda.

Mais de 400 alunos atletas, de 26 unidades de ensino de 11 municípios, participam da etapa regional de Tocantinópolis da 32ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), nas categorias de 12 a 14 e de 15 a 17 anos.

Na cerimônia de abertura, as delegações foram apresentadas, houve o acendimento da tocha olímpica e os juramentos dos atletas, árbitros e técnicos, além de apresentações culturais de dança, animando o público presente na Quadra Beira Rio. 

Para o secretário executivo da Educação, Edinho Fernandes, o incentivo ao desporto escolar revela talentos, promove a integração e o desenvolvimento dos estudantes. “O esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz que existe”, destacou ainda a importância do desporto escolar para o fortalecimento da educação e encerrou com uma mensagem aos estudantes. “Desejo sucesso aos participantes. Que eles possam competir com muita alegria e empenho nessa, que é a maior competição escolar do Tocantins".

Secretário Executivo, Edinho Fernandes fala com atletas sobre a importância do esporte na escola (Foto: Lenna Borges)

Atletismo

Prova de 3 mil metros do Atletismo nesta terça-feira, 23 (Foto: Lenna Borges)

Nesta terça-feira, 23, as disputas do Atletismo tiveram início com as provas ocorrendo de forma simultânea no Estádio Municipal de Tocantinópolis.

O veterano da Escola indígena Mátyk, da Aldeia São José de Tocantinópolis, Jaylson Apinagé, disputa os JETs pela terceira vez e está animado para conseguir a classificação no arremesso de disco, categoria 15 a 17 anos, e participar da Estadual. "Conhecer alunos que disputam várias modalidades, aprender e participar com outras escolas é um privilégio. Estou muito feliz em representar a minha escola".

Já a estreante no salto a distância, 12 a 14 anos, Juliana Rodrigues, representa a Escola Municipal Constância de Morais, de Maurilândia, e disse que está bastante ansiosa e pretende fazer uma boa prova, quem sabe levar uma medalha de volta para casa. "É a primeira vez que participo e espero que eu consiga me sair bem e ganhar uma medalha".

Competição do Atletismo, salto em distância, em Tocantinópolis (Foto: Lenna Borges)

JETs 2023

Acendimento da pira olímpica por atletas da DRE Tocantinópolis (Foto: Lenna Borges)

Os vencedores de cada regional são classificados para a etapa estadual, que será realizada em Araguaína, no período de 20 a 30 de junho, quando serão definidos os campeões que irão representar o Tocantins nas competições nacionais.

Os JETs são promovidos pela Seduc, com o apoio das prefeituras municipais, entidades educacionais esportivas, culturais e filantrópicas do Tocantins, propondo um processo diferenciado da educação por meio do esporte.

Os resultados finais de cada Diretoria Regional de Educação podem ser conferidos no site da Secretaria de Estado da Educação no link https://www.to.gov.br/seduc/resultados-das-etapas-regionais/585o91hrhwx2.

Atleta de Maurilândia, Juliana Rodrigues (2a da esquerda p/direita) e equipe estreiam nos Jogos (Foto: Lenna Borges)

Atleta indígena da escola Mãtyk, Jaylson Apinagé (Foto: Lenna Borges)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS