FUTEBOL
O atacante biquense, Gilberto Macena, natural da cidade de Cachoeirinha, finalmente vai poder realizar um sonho: a de jogar no Campeonato Tocantinense pelo Tocantinópolis. O jogador que ao longo de sua carreira jogou no interior de São Paulo, Tailândia, Arábia Saudita, Dinamarca, entre outros lugares, acertou de jogar pelo menos fase final do Estadual com a camisa do Verdão do Norte.
Pode ser uma ou até três partidas, caso, o TEC vá para a final do campeonato, pois o Verdão Norte faz o jogo de volta da semifinal do Tocantinense contra o Interporto, dia 24 de janeiro, no Estádio General Sampaio, em Porto Nacional.
Como houve um empate na partida de ida em 0 x 0, no Estádio Ribeirão, em Tocantinópolis, quem vencer nos 90 minutos garante a vaga para a final. Uma nova igualdade levará a partida para os pênaltis.
No final do ano passado, Gil Macena esteve no Caçadorense, disputando o Campeonato Catarinense da Série B – 2020.
Carreira
Ao longo de sua carreira o tocantinense, que é natural de Cachoeirinha, defendeu o Holbæk B & I e o AC Horsens, ambos da Dinamarca; Shandong Luneng e Hangzou Greentown, os dois da China; Buriram United, da Tailândia, Al-Qadisiyah Football Club, da Arábia Saudita; Bangkok United e Chiang Rai United, ambos da Tailândia. No Brasil, antes de migrar para o cenário internacional, Macena jogou pelo Ceres FC-RJ, Comercial FC-SP e Rio Claro FC-SP.
Na temporada em que atuou pelo Buriram United, Macena conquistou diversos títulos: Toyota Thai Premier League, Toyota League Cup, Kor Royal Cup, Toyota Mekong Club Championship – 2015 e Chang FA Cup 2015.
Na temporada 2009/2010 foi campeão e o principal artilheiro da Liga da Dinamarca da 1ª Divisão, atuando pelo AC Horsens. Já vestindo a camisa do Chiang Rai United, o tocantinense foi campeão da Copa da Tailândia (2018).