CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Com muita irreverência e criatividade, os foliões do Bloco das Piranhas tradicionalmente irão realizar o desfile de abertura do Carnaval em Xambioá, na região norte do Estado. O bloco existe há 39 anos e é formado por homens vestidos de mulher. Um dos fundadores conta que a intenção, quando criaram o bloco, era inovar no carnaval xambioaense levando de modo diferenciado mais alegria para a folia.
“Nosso grupo de amigos sempre se reunir em um bar para comemorar o carnaval, mas a gente queria fazer uma coisa diferente pra se divertir, foi quando tivemos a ideia de usar a roupa das nossas esposas e cair na folia. Elas até ajudam a gente a se arrumar”, se diverte um dos pioneiros, Jonas Capacete.
O bloco tem cerca de cem componentes. Participam os moradores da cidade e também foliões que vem de várias outras partes do país. Não é à toa que já ganhou cobertura nacional em várias edições. “As piranhas de Xambioá são um sucesso. O bloco vai descendo para a orla e o povo todo se junta pra acompanhar atrás do trio. Tem muita piranha que vem de longe para se juntar aos veteranos”, contou Jonas.
Percurso
A concentração do Bloco das Piranhas é na quadra do Colégio Estadual Professora Juliana Barros, a partir das 16 horas. Às 17h o bloco segue pela Avenida Araguaia até a nova orla e se junta aos foliões para se divertir ao som das duplas Di Luca e Raphael e Alex e Matielo, que animam a primeira noite do carnaval xambioaense.
Programação
No domingo, 23, tem Disputa de Blocos. Na segunda, 24, quem ganha as ruas de Xambioá é o Bloco das Crianças. Terça, 25, os blocos se reúnem a noite pra se preparar para o encerramento. E na quarta-feira de cinzas, 26, a concentração dos foliões começa às quatro da manhã. “Estamos muito animados com a comemoração desse ano. A cidade já está movimentada, isso agita o comércio e a nossa rede hoteleira. Xambioá está cheia de turistas e isso é muito importante para a economia da nossa cidade. É um investimento com retorno certo, uma maneira de alavancar o turismo com foco na cultura e tradição dos xambioaenses”, explicou a prefeita Patrícia Evelin.