EM NOVO REPARTIMENTO-PA
Sem máscara, presidente cumprimentou apoiadores, que se aglomeraram no local do evento.
O presidente Jair Bolsonaro chegou ao município de Novo Repartimento-PA, na tarde desta sexta-feira (18), para uma cerimônia em que inaugurou oficialmente um trecho de 102 km de asfalto da rodovia Transamazônica, entre as cidades de Novo Repartimento-PA e Itupiranga-PA. A visita do presidente ocorreu após agenda em Marabá-PA, onde Bolsonaro esteve pela manhã para participar da entrega de títulos de propriedade rural.
Em Novo Repartimento-PA, uma grande aglomeração de apoiadores já aguardava no local do evento, uma estrutura que foi montada em uma fazenda no km 248, às margens, da BR-230. Bolsonaro não usava máscara assim como alguns integrantes da comitiva presidencial. Ele cumprimentou de perto dezenas de pessoas.
De acordo com o decreto estadual 800/2020, é obrigatório o uso de máscaras em ambientes públicos para evitar a proliferação da Covid-19. Os municípios que estão enquadrados na bandeira amarela devem respeitar o limite máximo de 200 pessoas para eventos públicos ou privados, de acordo com o artigo 16.
Obras
As obras de pavimentação do trecho da Transamazônica tiveram um custo de mais de 200 milhões de reais. Chegaram a ficar paralisadas e foram retomadas em 2019.
Durante a cerimônia, o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes e diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Santos Filho assinaram uma ordem de serviço para construir uma ponte sobre o rio Xingu, na localidade de Belo Monte. As obras deverão começar no próximo ano com custo de mais de R$ 420 milhões.
'CPI não vai derrubar meu governo'
No discurso, Bolsonaro disse que obras como a pavimentação da Transamazônica foram possíveis porque o Ministério da Infraestrutura não parou por conta da pandemia. Ele também criticou a CPI da Covid e disse que ela não será capaz de derrubar o seu governo. Na fala, o presidente recomendou o uso da hidroxocloroquina para tratamento da Covid-19, remédio ineficaz no combate à pandemia.(G1)