TEC
Com mais participações na Quarta Divisão (seis no total), o alviverde se despediu da Série D com campanha inferior a 2016, quando obteve 44%.
O Tocantinópolis encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro Série D 2023, no último sábado (22), depois de empatar com o Parnahyba - PI, por 1 a 1, em casa. A equipe tocantinense chegou à última rodada precisando da vitória para avançar, o que não aconteceu. Com mais participações na Quarta Divisão (seis no total), o alviverde se despediu da Série D com campanha inferior a 2016, quando obteve 44%. Na atual edição, o aproveitamento foi de 35%. Em 14 jogos, foram três vitórias, seis empates e cinco derrotas - com 14 marcados e 15 sofridos.
Em 2016, o formato era diferente do atual. Se agora são 14 jogos na 1ª fase, há sete anos atrás eram apenas seis. Na ocasião, o Verdão do Norte alcançou duas vitórias, dois empates e duas derrotas. A melhor participação do clube na Quarta Divisão foi em 2022, quando avançou até as quartas de final. De forma geral, o Tocantinópolis disputou nas seis participações 180 pontos e obteve 65 – aproveitamento geral de 37%. Levando em consideração apenas a fase preliminar e 1ª fase.
Confira histórico de participações
Em 2011, a competição mantinha outro formato com oito jogos por grupo. O alviverde se despediu com 29% de aproveitamento. Foram duas vitórias, um empate e cinco derrotas. O ataque marcou 10 gols, e a defesa foi vazada 18 vezes - sendo seis gols na última rodada em uma goleada, por 6 a 0, para o Anapolina-GO.
Em 2016, na sua segunda vez na Quarta Divisão, o alviverde alcançou um aproveitamento de 44%, na 1ª fase. O formato já não era o mesmo da última participação, em 2011. Nesta edição, o Tocantinópolis disputou seis jogos, obteve duas vitórias, dois empates e duas derrotas. A equipe alviverde também caiu na 1ª fase, mas conseguiu equilibrar o número de gols marcados e sofridos, tendo marcado 5 gols e sofrido 5.
Em 2020, o Verdão caiu na fase preliminar com uma vitória e uma derrota para o Brasiliense. No primeiro jogo, o alviverde bateu o Brasiliense, por 1 a 0, mas na volta perdeu, por 4 a 0, no Mané Garrincha, em Brasília. A equipe não teve a chance de disputar a fase de grupos.
Em 2021, o Tocantinópolis superou o Picos-PI na fase preliminar e chegou à fase de grupos. Porém, a campanha foi a pior do time dentro da fase de grupos. A equipe alviverde concluiu a participação com 16% de aproveitamento. Foram sete pontos somados na última colocação da chave. Em 14 jogos, foram nove derrotas, quatro empates e apenas uma vitória.
Em 2022, a equipe viveu seu melhor momento na Quarta Divisão. Na ocasião, o Tocantinópolis teve um aproveitamento de 52%, na primeira fase. A boa campanha rendeu a segunda colocação (com 22 pontos ganhos) e uma vaga no "mata-mata". Dos 14 disputados na primeira fase, o time venceu seis, sofreu quatro derrotas e empatou quatro. Na melhor campanha de sua história na competição, o TEC caiu nas quartas de final após perder os dois jogos para o São Bernardo-SP.
Em 2023, o TEC deixou a competição na sexta colocação de seu grupo com 15 pontos ganhos - aproveitamento de 35%. Em 14 jogos, foram três vitórias, seis empates e cinco derrotas - com gols 14 marcados e 15 sofridos.
Atual campeão tocantinense, o alviverde já tem vaga garantida para o Brasileiro Série D 2024.