RECURSOS TECNOLÓGICOS
Os recursos tecnológicos são cada vez mais utilizados em nossas vidas. E isso não é diferente no saneamento básico. Da mesma maneira como ocorre em outros setores da sociedade, essa área também é beneficiada com o advento da internet, da tecnologia e os seus desdobramentos.
A tecnologia no saneamento pode trazer diversos benefícios como: melhoria na qualidade e nos processos; identificação mais precisa de danos e ameaças além da ampliação do acesso ao saneamento básico.
Em Palmas, a BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto, utiliza constantemente diversas tecnologias para garantir à população acesso ao abastecimento de água e ao esgotamento sanitário.
Dentre as tecnologias utilizadas no processo de tratamento de água de Palmas, estão os equipamentos para análise de processo e de bancada.
Os equipamentos de processo analisam vários parâmetros como turbidez, cloro, flúor e Ph. Eles são instalados em etapas específicas para o controle dos parâmetros no processo de tratamento de água.
O processo de tratamento de água consiste nas seguintes etapas:
“Com os equipamentos instalados diretamente em cada etapa do tratamento, o Centro de Controle Operacional consegue acompanhar se a água está com os parâmetros dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, explica Sandra Leal, gerente de operações da BRK Ambiental em Palmas.
Outra tecnologia importante utilizada no tratamento de água em Palmas é o equipamento para o ensaio de jar test, que consiste na simulação das etapas de coagulação, floculação e decantação.
“No momento da aplicação do coagulante, é necessário a realização do ensaio em jar test, para definição da quantidade e dosagem adequada do produto. É indispensável que a dosagem seja precisa, caso contrário não ocorre a clarificação da água”, completa a gerente.
Ao adotar tecnologias no processo de tratamento, a concessionária garante a qualidade da água distribuída a população.
Recomendações
Diante da pandemia de Covid-19, a recomendação dos órgãos sanitários e das autoridades médicas é para que as pessoas evitem aglomerações e deslocamentos que não sejam essenciais. O período também exige atenção redobrada com a limpeza e higiene pessoal e, nesse sentido, é fundamental alguns cuidados básicos para evitar o desperdício de água, o que pode também auxiliar no controle do orçamento, com a redução do consumo mensal.
Além disso, é importante realizar a correta utilização do sistema de esgotamento sanitário, evitando o descarte de resíduos nas redes coletoras de esgoto.
“É sempre importante reforçar que a água é um recurso finito é deve ser utilizada de forma consciente. Pequenas mudanças de hábitos podem fazer uma grande diferença para o meio ambiente, além de contribuir para a redução do consumo mensal”, recomenda a gerente.
Confira dicas de como fazer o consumo consciente da água no Blog da BRK Ambiental.