Facebook
04/11/2021 - 14h19m

DESCARTE INCORRETO

BRK Ambiental orienta população de Araguaína sobre como evitar problemas com as redes de esgoto

Ascom/BRK Ambiental

Descarte incorreto de resíduos ainda é grande motivo de complicações na rede.

BRK Ambiental orienta população de Araguaína sobre  como evitar problemas com as redes de esgoto (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de garantir o bom funcionamento das redes coletoras de esgoto, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Araguaína e em outras 46 cidades do Tocantins, realiza uma rotina preventiva e contínua de limpeza das redes para evitar ocorrências de entupimento. O trabalho preventivo ocorre em diversas regiões da cidade e, só neste ano, a concessionária já realizou 120 operações de desentupimentos; cerca de 12 atendimentos por mês somente para este tipo de ocorrência.

Casos de entupimentos e extravasamentos nas tubulações de esgoto são, na maioria das situações, provocados por algum resíduo (lixo) descartado de forma inadequada. Restos de comida jogados na pia da cozinha, papel higiênico, fio dental, preservativos e absorventes descartados pelo vaso sanitário, entre outros, podem causar obstrução nas redes de esgoto. Além disso, o óleo vegetal descartado incorretamente no ralo também causa entupimentos, pois a gordura, quando esfria, solidifica e se prende nas tubulações.

Todos estes resíduos que, em algum momento, foram destinados para a rede de esgoto podem retornar e causar problemas, seja o entupimento das ligações ou das redes, o extravasamento das tubulações e até o retorno de esgoto para dentro dos próprios imóveis. Anualmente, 181 toneladas de lixo e areia são removidas do sistema de esgoto da cidade pela concessionária, nas estações elevatórias e estações de tratamento de esgoto.

Para evitar o problema, o gerente de operações da BRK Ambiental em Araguaína, Álem Felipe, chama a atenção para a necessidade do uso correto do sistema de esgoto. “A rede de esgoto foi dimensionada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido, e um dos maiores desafios enfrentados pela BRK Ambiental em Araguaína é o descarte irregular de lixo nas redes coletoras e ligações residenciais", explica.

Ele informa que durante o trabalho de limpeza das redes e das ligações de esgoto, os materiais mais encontrados são resíduos sólidos - entre eles, fio dental, papel, absorvente, peças plásticas - e gordura, proveniente do descarte do óleo de cozinha pelos ralos das pias.

Gestos simples como não jogar lixo e óleo de cozinha pelas instalações sanitárias das casas, ou seja, pelos ralos, pias e vasos sanitários (cozinha, banheiro, lavanderia) ajudam no bom funcionamento do sistema de esgoto de toda a cidade”, afirma.

O engenheiro acrescenta que, além de causarem prejuízos sociais, como transbordamentos em vias públicas, riscos ao meio ambiente, entupimentos das redes e ligações de esgoto, também existem riscos para a proliferação de doenças. “É sempre necessário reforçarmos esse assunto para que as pessoas se conscientizem sobre o uso correto do sistema de esgoto”, completa.

Vale ressaltar que, além dos resíduos sólidos, o lançamento irregular de água de chuva nas redes de esgoto também pode ocasionar extravasamentos. É preciso verificar as redes internas do seu imóvel, para assegurar que essa água seja direcionada para o sistema público de drenagem urbana.

A BRK Ambiental busca sempre informar e conscientizar a população sobre a importância do saneamento básico e do descarte correto de resíduos. A empresa ainda reforça que, em casos de entupimentos, extravasamentos ou retornos de esgoto, as pessoas comuniquem pelo telefone gratuito 0800 644 0195 ou por mensagem no WhatsApp (11) 99988-0001.

Confira outras recomendações:

- O óleo de fritura, depois de utilizado no preparo dos alimentos, deve ser armazenado em garrafas plásticas e destinado a pontos de coleta que farão o recolhimento deste resíduo e sua destinação para empresas que o adotam como matéria-prima.

- Para evitar transtornos com as tubulações de esgoto dentro dos imóveis, a recomendação é fazer uso das caixas de gordura e mantê-las sempre limpas.

- O padrão do sistema de esgoto brasileiro não comporta materiais sólidos como papel higiênico, restos de comida e outros tipos de resíduos.

- Os imóveis também devem manter separadas as redes de esgoto das tubulações de água pluvial (água de chuva).

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS